A MAGIA DO MARACATU DA ARTE E CULTURA NORDESTINA DENTRO E FORA DESSA REGIÃO BRASILEIRA QUE TANTO ENCANTA OS TURISTAS E OS NATIVOS

fonte da imagem: Culturanordesteemacao

A DIVERSIFICAÇÃO CULTURAL DO NORDESTE BRASILEIRO DENTRO DO CONTEXTO CULTURAL ULTRAPASSA FRONTEIRAS E ENRIQUECE TODO CONTEXTO DENTRO DESSA CULTURA



Falar de Nordeste, é falar arte e cultura, falar de pernambuco é falar tradição, falar de história, falar de frevo, maracatu, xaxado e baião. Eu costumo dizer que Recife, é a capital da cultura e da arte do Nordeste brasileiro. O nordeste brasileiro é um celeiro cultural do Brasil, pois, falar de Brasil e não falar de Nordeste brasileiro, então não é falar da cultura deste país. 



      Sabemos que o Brasil é multicultural, mas o Nordeste brasileiro é quem exporta cultura para os quatro cantas do Brasil. Chego a me atrever em dizer que, 70% da arte e dos artista brasileiros, são nordestinos. Essa comprovação é matemática, e matemática sendo uma ciência exata eu não me atrevo dizer o contrário do que disse antes, como mesmo disse um poeta nordestino. O que acontece é que, Pernambuco além de ter a tradição e ser criadora de vários suportes culturais, e além disso, ainda preservar e criar novas vertentes dentro da arte, e manter o tradicional com o moderno andando junto, isso dá todo direito de recife ser a capital cultural do nordeste brasileiro. Isso não quer dizer que os outros oito estados dessa região não tenha cultura e nem preserve a cultura de raiz, pelo contrário, todos tem suas cultura particular, todos tem o seu folclore regional e todos fazem o que Recife faz, porém, essa cidade pernambucana, ela exala e respira arte e mostra para o mundo que também é exportadora de cultura.  Três ritmos pernambucanos e três danças de pernambuco que nos faz admirar ainda mais esse estado, por elas serem construídas e serem genuinamente pernambucanas  são eles ou elas: o frevo, o maracatu rural e o caboclinho. 

fonte da imagem: blog.modayacamim

      Só aqui, você ver o quanto o nordeste brasileiro é rico em cultura regional.  O frevo, musicalmente, surgiu da combinação de vários RITMOS como maxixe, o tango brasileiro, a quadrilha, o galope e, mais particularmente, o dobrado e a polca-marcha. O termo frevo é uma derivação do verbo ferver . Em 2007, o frevo completou cem anos, e foi declarado patrimônio nacional imaterial. O Maracatu Rural: Ele é  muito popular, de origem indígena, nasceu nos canaviais na zona da mata norte de Pernambuco no século XX. A dança mostra a saga dos plantadores de cana-de-açúcar, os guerreiros do canavial. Antes de saírem para dançar, os caboclos bebem o azougue, um coquetel, que mistura pólvora, limão e cachaça que serve para dar animação e força para carregarem por horas as fantasias que chegam a pesar 40 quilos. O CABOCLINHO: De origem indígena, é bastante tradicional em Pernambuco. Talvez o ritmo mais antigo do Brasil, pois eu primeiro registro foi feito em 1584. 

      A dança representa batalhas, caçadas e colheitas com músicas leves e ligeiras que soam ao som dos reco-recos, pífanos e ganzás. Sem falar das coreografias que são muito ricas e exigem muita desenvoltura e agilidade. A cultura pernambucana é uma das mais ativas, ricas e muito diversificadas do Brasil. Como todas as outras culturas dos outros estados do nordeste, ele tem sua base luso-brasileira, com influência indigena, africana, e holandesa. Pernambuco, é uma terra que respira diversidade cultural. Nas ruas ou em centros culturais, ritmos como maracatu e frevo guiam o turista pelo Estado, num passeio que tem história, boemia e praias. O folclore é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseada nas suas tradições de um grupo ou de indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além dos seus costumes e valores que se transitem oralmente, passando de geração em geração.  Então, cada estado dos nove estados nordestinos, tem o seu folclore, do seu jeito, e conforme suas tradições, mas que na verdade, sempre chegam no final alguns sao parecidíssimos  com outros, só muda o nome. Sendo assim, vemos que essa região brasileira é riquíssima em tradições culturais que encantam o mundo, não só ao Brasil mas ao mundo. O bumba meu boi fica entre Piauí e o Maranhão, o coco de roda entre a Paraíba e Alagoas, o Ceará já é mais para o humor, o Rio Grande do Norte já é mais para o Pastoril, a Bahia a capoeira, e assim o Nordeste brasileiro vai mostrando ao mundo o seu valor cultural.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro