Fonte da imagem: Blog do upira
UMA HISTÓRIA DE ARTE E CULTURA
Interessante a crença dos homens, quando a gente se depara com algumas do folclore nordestino. No vale do são francisco a gente nota a crença dos caboclos inserida na história de vida dessas pessoas.
A função das carrancas num passado que começava no XIX, era proteger as embarcações do rio são francisco em sua navegação e os ribeirinhos acreditavam nisso. As carrancas eram feitas de todos os modelos e de todas as formas, quanto mais feias, mais eram veneradas como uma forma de espantar maus espíritos, que eles acreditavam existir no rio são francisco.
A presença das carrancas era marcante na proa das embarcações, meio bicho, meio gente com as imagens bem assustadoras, e com o poder de espantar o mau olhado. Alguns historiadores, acham que os navegadores por interesses comerciais buscavam carrancas bem trabalhadas. Tudo isso foi o que estimulou a confecção e o desenvolvimento cada vez mais dessa arte no são francisco.
Hoje, temos a certeza que esse folclore já não é mais tão presente entre os ribeirinhos do vale do são francisco. Elas hoje servem como objetos ornamentais em casas, jardins ou até mesmo amuletos. As carrancas do são francisco ainda fazem parte da história de um povo. Elas fazem parte da história do nordeste.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro