
Fonte da imagem: Blog do Jotha
EVENTO CULTURAL
A missa do vaqueiro é um evento religioso que se tornou parte da cultura nordestina. Essa celebração é uma ideologia cristã, um ato de fé do homem que vive na caatinga. Os vaqueiros começaram essa missa em homenagem a um vaqueiro morto traiçoeiramente no município de serrita no sertão do araripe em Pernambuco.
A primeira missa foi idealizada pelo o rei do baião, Luiz Gonzaga Gonzaga do Nascimento, para os íntimos " SEU LULA". Durante o evento, os vaqueiros sempre deixam ofertórios e, ao mesmo tempo, eles improvisam vários aboios. Os vaqueiros são homens rústicos e humildes, sertanejos nascidos no sertão do nordeste e são homens acostumados com montaria em cavalos desde criança.
Vaqueiros que andam dentro da caatinga devem estar com os acessórios necessários para não se machucar com os galhos das juremas, macambiras e outras folhagens do semi árido, quando eles estão à procura de alguma reis perdida.
Essa homenagem é feita a qualquer vaqueiro nordestino, esse homem de coragem e de determinação que sempre está desafiando a seca e a fome do grande sertão, mostrando bravura, dedicação, fé e coragem, valorizando o homem e a sua cultura dos vaqueiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro