Fonte da imagem: danielnoblog
A VERDADE NUA E CRUA
O semi árido nordestino é uma das regiões mais secas do Brasil, não é de hoje que essa região é seca e muito sofrida tanto pelos animais que fazem parte da fauna e da flora como pelos habitantes que nela vivem. O sertão nordestino é o contrário do litoral do nordeste. O litoral é a onde existe riquezas e belezas naturais. Já no sertão a seca é o que assola mais o sertanejo. A Seca, é um problema climático, e que gera muitas situações de dificuldades sociais para as pessoas que vivem nessa região.
A escassez de água, torna-se difícil o desenvolvimento na área de agricultura e a criação de algum animal. Ela também afeta a economia da região, gerando muita fome e assolando a miséria total no sertão do nordeste. Os habitantes são forçados a percorrer quilômetros e mais quilômetros sobre um sol escaldante que chega a uns 40 graus, para pegar água. Na maioria das vezes imprópria para o consumo humano, isso quando acha. O desemprego nessa região inóspita é muito elevado.
A saída das pessoas que moram no campo para a cidade, é muito grande. Eles querem é fugir da seca o mais rápido que puder em busca de melhores condições. A dependência dessas pessoas com ações pública é muito grande, e na maioria das vezes não funciona. Quem poderia ajudar, as vezes só aparece de 4 em 4 anos, passa os anos entra os anos e as soluções não saem do papel.
O problema do semi árido nordestino infelizmente ainda vai demorar alguns anos para os responsáveis solucionarem o problema. As pessoas devem se conscientizar de que essa região e o povo que vive nela precisam ficar no seu habitat natural, porque quando eles saem para as cidades grandes, a tendência é aparecer mais favelas, mais palafitas e mais miséria. O sertanejo só é feliz e produz mais, quando ele vive na sua região, e lhe dão condições de produzir no campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro