16 agosto, 2013

OEIRAS CIDADE PIAUIENSE

Fonte da imagem: skyscrapercity




A PRIMEIRA CAPITAL

                


        Oeiras foi a primeira capital do Piauí nos anos de 1758 ela permaneceu como capital até 1852. Depois o governo foi transferido para Teresina a onde até hoje é a capital piauiense. Oeiras foi construída há mais de três séculos. A cidade se desenvolveu no entorno da igreja Nossa Senhora da Vitória. A cidade antes de ter esse nome era conhecida como Vila da Mocha, Por ela está, as margens do riacho mocha.     

            


      O seu nome só foi modificado quando homenagearam o Conde de Oeiras, Futuro Marquês de Pombal. Depois desse período Oeiras teve progresso com a criação de bovinos e preservou o seu patrimônio histórico. Seus casarões históricos, são monumentos dos séculos XVlll e XIX. A cidade no tempo da colonização foi uma das mais prósperas. Hoje Oeiras é uma das cidades mais religiosas do estado do Piauí.

             


        Essas são algumas das festas populares: A festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Vitória, no dia 15 de agosto, a de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, essa é uma das mais movimentadas do Piauí. Também tem fogaréu e outros eventos no mesmo período. Isso sem falar nas expressões culturais do seu folclore e a sua cultura. Destacando-se Congos e Afros-brasileira, a cidade de Oeiras ainda tem entre muitas outras manifestações populares, como o carnaval e a festa do vaqueiro no mês de maio.



              


       Com corridas, competições, shows, com bandas de forró. Além da sua tradicional festa junina. Oeiras por si só, é uma cidade do interior do Piauí, que ainda as autoridades competentes do município e a sua população preservam o que tem de mais precioso, que é a sua cultura e os monumentos culturais. Oeiras, a primeira capital do estado do Piauí merece todo o nosso carinho e respeito pela sua gente e a sua história.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.