. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/04/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    4 de jun de 2016

    HIDRELÉTRICA NA CAATINGA

    Paulo Afonso | Fonte da imagem: panoticias











    PAULO AFONSO






           Uma das grandes obras feitas pelo o homem no sertão nordestino, se chama Paulo Afonso. Esse complexo hidrelétrico tem um conjunto de usinas, e fica localizada na Cidade de Paulo Afonso. Esse complexo é formado pelas usinas de Paulo Afonso l, ll ,lll, lV e Apolônio Sales (Maxotó). Essa maravilha de obra da época, trouxe também desenvolvimento para a região, aonde ela conseguiu gerar emprego e renda para um parte da população, tanto em empregos diretos como também empregos indiretos. 






           Sabemos que a Hidrelétrica de Paulo Afonso é um dos grandes cartões postais feito pela mão do homem, e que está encravada dentro do bioma nordestino, que á a caatinga. A sua construção teve início na década de 1950. Nessa época, foi um marco para a engenharia brasileira, pois foi necessário o controle e reversão do fluxo do Rio São Francisco. Esse complexo, está entre o estado da Bahia e o estado de Alagoas. Essa hidrelétrica produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da cachoeira de Paulo Afonso, em um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco. 






            Essa é uma hidrelétrica que tem a segunda maior produção de energia entre as usinas do Brasil. A Hidrelétrica de Paulo Afonso, foi tema de música e assim como diz o poeta cancioneiro, “Paulo Afonso que coisa louca, uma cachoeira rouca, de gritar aos engenheiros do país, mas hoje escutam o seu grito, você tá fazendo bonito, e o povo do norte tá feliz, ilumina Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Ceará que coisa boa, e a Bahia é um clarão, Paulo Afonso se ligarem mais um fio, você ilumina o Rio, São Paulo e toda a nação”. 






           Então como a gente ver, essa cachoeira inspirou o poeta cancioneiro Ary Lobo. Chamada de Oásis Sertanejo, essa hidrelétrica, de fato, surpreende e muito, os visitantes que percorrem centenas de quilômetros pelo São Francisco, acompanhando a vegetação da caatinga e também os canyons do São Francisco. 






         O lago da usina PA-IV que recebe os turistas logo na chegada, também existe caminhos com flores ao longo da estrada que dá acesso à ilha de Paulo Afonso. Existe também o lago Moxotó, com um bilhão de metros cúbicos de água e o lago da Barragem Delmiro Gouveia, e a inda o próprio rio São Francisco que desce espremido entre paredões de granito até a barragem de Xingó, que fica 65 KM adiante. 






            Esse complexo hidrelétrico, só veio beneficiar o local, o nordeste e o Brasil, pois sabemos que essa obra sempre foi um sucesso. As belezas naturais de Paulo Afonso, têm sido motivo para a visita de grande número de visitantes, isso no âmbito regional, nacional e até internacional. São pessoas que gostam de turismo de aventura, e que gostam de se aventurar dentro da natureza, claro que com guias devidamente qualificados e cadastrados. 






           O canal que alimenta Paulo Afonso foi feito já há 40 anos. Os empresários hoteleiros e o comércio varejista e todo o comércio em geral dessa região, comemora nos finais de semanas, quando os turistas chegam para visitar a cidade. Hotéis, restaurantes e os guias credenciados ficam sem palavras de tanta alegria, pois o aquecimento do comércio faz com que essas pessoas tenham sua fonte de renda aquecida. 






           Também no entorno da cidade, existem dezenas de sítios arqueológicos que formam o Museu a Céu aberto, ainda em fase de organização. Também existem muitos artesões que fabricam peças de linha, com teares rústicos, como mantas, redes e muitas outras peças. Como vemos, a hidrelétrica de Paulo Afonso além de ter trazido o desenvolvimento e o progresso para essa região, também alavancou a capacitação de pessoas para usarem os seus trabalhos como geradores de renda para a cidade. Essa é uma das tantas outras grandes obras feitas pela mão do homem dentro da região do nordeste brasileiro.





    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG