O XAXADO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O XAXADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O XAXADO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O XAXADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O XAXADOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

21 maio, 2013

O XAXADO

Fonte da imagem: blog escolabolshoi



DANÇA CRIADA PELO CANGAÇO

     
   
    O xaxado é uma dança tipicamente nordestina, ela foi criada pelo cangaço quando o cangaceiro Lampião e a sua tropa comemoravam alguma coisa. Foi nessas ocasiões de comemorações de altos saques que o bando fazia nas cidades mais remota do sertão nordestino, é que eles comemorando o feito arrastavam as alpargatas de couro no solo arenoso da região que eles pisavam. 



    

     O xaxado é uma dança que não é de salão, porque ela é praticada só por homens. Luiz Gonzaga, foi o maior divulgador do gênero nos meios de comunicações. Tem alguns historiadores que falam que o xaxado tem influências portuguesas, mas tem muitos que falam que o xaxado tem influências indígenas. 



    

     O certo é que foi através do cangaço que essa dança era muito difundida nas festas que os cangaceiros faziam entre eles. Os movimentos dessa dança são feitos em fila o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado. 



    

     A verdade é que ela tem uma coreografia muito contagiante e quem ver ela tem vontade de dançar. O xaxado pode ter tido influências portuguesa, mas a verdade é uma só, os cangaceiros deram a ela um toque genuinamente nordestino.


Nenhum comentário: