O COCO DE RODA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O COCO DE RODA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O COCO DE RODA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O COCO DE RODA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O COCO DE RODA Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 maio, 2013

O COCO DE RODA






UMA FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL

      

       O coco é uma dança típica da região do norte e do nordeste principalmente das regiões litorânea. Alguns pesquisadores dizem que essa dança saiu da zona da mata para o litoral. nasceu nos engenhos. O coco tem uma coreografia, eles fazem filas e roda entre ele enquanto eles sapateiam, dão umbigadas e com os pares ele batem palmas entre eles. 


      

       O mestre puxa o coco, ele é conhecido como o mestre cantador. Essas danças não precisam de vestuário próprio. Essas danças tem influências afro indígenas. Os componentes desse folclore podem na coreografia dançar sem calçados. 


     

      Os instrumentos usados para esse folguedo são os de percussão. Atualmente o coco sofreu alterações como a umbigada que em alguns lugares já não existe mais, eles sapateiam forte o chão, e rodopeia entre eles. 


     

       O coco é realmente uma dança atraente e que enfeitiça todos que a ver. Esse folguedo é realmente encontrado principalmente no período junino. O coco mais conhecidos são coco de amarração, coco de embolada, balamento,  epadode. Há cada ano o coco vai se consolidando cada vez mais como grande folguedo da cultura popular do nordeste. 


     

       Como o maranhão e o piauí  brigam para ter o reconhecimento de quem criou o folguedo do boi bumbá, tem três estados nordestinos brigando pelo reconhecimento do coco são ele: Pernambuco, paraíba e alagoas. Com todas essas polêmicas o folguedo é apresentado em quase todo o nordeste.







Nenhum comentário: