ESCRAVIDÃO NO BRASIL – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESCRAVIDÃO NO BRASILBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESCRAVIDÃO NO BRASIL A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESCRAVIDÃO NO BRASILBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESCRAVIDÃO NO BRASILBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

23 julho, 2013

ESCRAVIDÃO NO BRASIL

                                                                Fonte da imagem: Cearaemfotos

                                      
             

                    UM DOS MAIORES ERROS DA HUMANIDADE




          

         O município de Redenção foi o primeiro em todo o Brasil a libertar seus escravos. O ceará que fica no nordeste brasileiro foi a primeira província do Brasil a ter essa atitude. Redenção era chamado de Acarape, e era uma das províncias que teve menos escravos pois eles eram trazidos para os cafezais, cacaueiros e açucareiros e que tinham preços bons.


          

           A exploração desses escravos despertou uma indignação entre o povo do ceará. Então aí iniciou um movimento chamado "Perseverança e Povir". Isso começou lá pelos anos de 1879. Logo após esse ano em 1880 os abolicionistas criaram a Sociedade Libertadora Cearense e mais a frente criaram o Jornal Libertador.


          

            Então está nos anais da história que o ceará foi a primeira província do Brasil a abolir realmente a escravidão. Redenção comemora essa data cultural três vezes ao ano. Essa data já faz parte do calendário de eventos culturais dessa cidade.

Nenhum comentário: