BEIJU – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BEIJUBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BEIJU A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BEIJUBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BEIJUBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

30 outubro, 2013

BEIJU

                                                          fonte da imagem: osacarolha

                                             
                                               
                                                   
                                 IGUARIA NORDESTINA

                                       
           




     O beiju conhecido como tapioca, é uma iguaria de origem brasileira, que tem como origem um alimento dos indígenas, que, ainda hoje, produzem a goma da mandioca, que  hoje é muito popular no nordeste do Brasil. 


           




     O território brasileiro de norte ao sul sempre teve o hábito de consumo da mandioca. A produção da mandioca na agricultura de subsistência sempre foi à base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral. 


          




     A criação da tapioca foi em primeiro lugar, um caso de necessidade. A tapioca teve que diminuir do tamanho do beiju e só assim pôde ser passada a ser cozida no fogo. Os colonizadores foram vendo que a tapioca poderia ser um bom substituto do pão. No nordeste principalmente em pernambuco, desde o século XVI se consumia a tapioca intensamente. 


           





     Hoje a tapioca está inserida na cultura nordestina e na cultura do norte. Nos dias de hoje a tapioca firmou-se no gosto dos brasileiros e em todas as regiões do Brasil. Tem regiões com as tapioqueiras profissionais que fazem tapiocas recheadas com vários sabores e gostos, que vão de acordo com os pedidos dos clientes. Ela é uma grande fonte de renda e de geração de emprego para as pessoas





           No século XVI a tapioca se espalhou pelos demais povos indígenas chegando até a Amazônia oriental, e foi uma iguaria das mais consumidas na época da escravidão. Então Brasil império, Brasil colônia, e até os dias de hoje no Brasil república a tapioca vem sendo uma comida brasileira de sucesso. A tapioca é uma iguaria tipicamente nordestina brasileira. 

 

 




 
          

Nenhum comentário: