OLINDA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: OLINDABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: OLINDA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: OLINDABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: OLINDABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

18 novembro, 2013

OLINDA


                                                   Fonte da imagem: Luizberto     

                                



                     CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA
                                
                    




     A cidade de Olinda é muito cultural, o seu patrimônio arquitetônico é um dos mais belos entre algumas cidades tombadas. Ela é marcada por altos e baixos na sua geografia. Essa cidade começou a ser povoada em 1935, ela foi oficialmente reconhecida como vila por Alvará Régio de 12 de março de 1537. Essa cidade foi quem  iniciou o  desenvolvimento de Pernambuco.
           




      A cidade nasceu e cresceu em volta do alto da Sé. Esse foi o local escolhido por Duarte Coelho para iniciar a povoação na vila, e por ser um ponto estratégico que dava uma boa visualização. O seu donatário fez tudo para que essa terra se desenvolvesse.
           




      Ele fundou o primeiro engenho de açucar, ele desenvolveu a agricultura, estabeleceu um livro de Tombo e em 1577 ordenou a construção de edifício ao funcionamento de Senado da Câmara de Olinda. Esse prédio foi doado ao primeiro Bispo de Olinda Dom Estevam Brioso de Oliveira em 1976, que transformou em palácio episcopal.
            





        Esse título é conservado até hoje. Em novembro de 1676 a igreja da Sé foi elevada a catedral. Olinda está localizada no estado de Pernambuco, e é uma das mais antigas cidades brasileiras. Conhecer a cidade de Olinda é passear por suas ladeiras centenárias, é experimentar a sua arte e muito mais. A beleza natural dessa cidade é ímpar.
             





       Ela foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. É a primeira capital da cultura dede 2005. O seu carnaval é o tradicional, o de rua. O Frevo, O Maracatu, Os Caboclinhos, O Cavalo Marinho e muito mais, você vai encontrar no carnaval de Olinda. Ela é uma cidade colonial de ladeiras e ruas de pedras com vários mercados para compras.
             





        A sua arquitetura é dos séculos XVl, XVll, XVlll e XlX. Encontramos uma rica gastronomia nessa cidade, várias opções de lazer e um grande comércio, para que os turistas possam comprar.
              





      Em Olinda, a catedral da Sé é o seu cartão postal mais conhecido, o mercado da Ribeira é outro ponto muito conhecido, a Igreja de Nossa Senhora dos Pretos também é muito conhecida. Bom vindo a Recife a capital do Pernambuco, não deixe de conhecer Olinda, essa cidade fica apenas 6 km de Recife.







Nenhum comentário: