A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 01/26/13Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 01/26/13Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 01/26/13Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

26 janeiro, 2013

A PEGA DO BOI



                                         
                               
                               CULTURA NORDESTINA

 

      Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, ou de boi, que, originalmente, aconteciam nas zonas mais áridas da região.
  

   Montados em seus cavalos ligeiros, vestidos com gibões de couro, esses bravos vaqueiros, com valentia e habilidade, se embrenhavam na mata cerrada em busca dos animais, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos.

   Hoje elevada à categoria de esporte de competição, essa antiga tradição é realizada em arenas fechadas em várias cidades paraibanas, a exemplo do que ocorre em todo o Nordeste.