A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 12/26/13Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 12/26/13Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 12/26/13Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

26 dezembro, 2013

O GUERREIRO

Fonte da imagem: vicosa .al.br

                                 




                               FOLCLORE BRASILEIRO

         





       O guerreiro é um auto natalino que nasceu em alagoas, de caráter dramático, profano e religioso. Esse auto surgiu no estado de Alagoas no século XX. Esse folguedo tem como característica junção de elementos dos pastoris, quilombo, caboclinhos e cheganças. 


        





       Ele é constituído de um grupo de cantores e dançadores que são acompanhados de uma sanfona, tambor e pandeiros, e que canta através do sincretismo religioso a chegada do messias e a homenagem que os três reis magos fazem ao menino Jesus. 


        






        Esse folclore compõe uma sequência de cantigas e danças por um conjunto de bailarinos paramentados de vestimentas multicoloridas que imitam trajes da nobreza colonial. Nos folguedos as vestimentas é quem chama mais atenção junto com as coreografias. As fitas, espelhos e enfeites de árvore de natal, fazem a composição da indumentária desse folguedo. 


          






        Personagens como o índio Peri, o Papa fígo, o Zabelê, o Doido, O sapo, a Alma, os Reis e Rainhas e outros são alguns dos personagens que compõe um auto de Guerreiro. Com um formato de igreja em seu chapéu, o Mestre e a sua espada é quem dá o comando para toda a coreografia desse folguedo faça uma bela evolução na hora da sua apresentação