CULINÁRIA NORDESTINA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULINÁRIA NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULINÁRIA NORDESTINA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULINÁRIA NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULINÁRIA NORDESTINABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

26 julho, 2014

CULINÁRIA NORDESTINA

                               
                                                               Fonte da imagem: maranhão24horas  Fonte da imagem: avitrinedosabor

                              

                                  



                                  COISAS DO BRASIL


   
   




     A gastronomia nordestina como todos já sabem, ela tem uma inorme influência dos portugueses, indígenas e dos africanos. No nordeste, essas influências foram bastante forte para à culinária sertaneja, como na culinária do litoral. Isso contribuiu e muito para enriquecer muito mais o sabor dela.
  
    

    No sertão, a gente encontra a predominância das carnes vermelhas no prato do sertanejo. O que é naturalmente normal já que a criação de caprinos e bovinos torna a mesa sertaneja feita de um outro cardápio, que leva as carnes vermelhas e os cereais como feijão e arroz e mais o toque do tempero que são as verduras.
  
    

    Tudo isso leva em conta os espaços físicos que tem no sertão para se criar e se plantar. Já no litoral a cozinha nordestina usa mais os pescados e os mariscos, como é de se esperar. No maranhão, o arroz de cuxá é um prato típico e saboroso da culinária maranhense, tem uma mistura de sabores que leva a influência dos indígenas, portugueses e africanos.
  
  

     O seu preparo tem os sabores dos temperos brasileiros e leva: gergelim, camarão seco, farinha seca e a pimenta de cheiro. Também tem as hortaliças, e para manter a tradição, a dobradinha é concluída com peixe frito. Já a culinária do litoral nordestino, você pode encontrar vários cardápios a base de crustáceos e peixes, tais como uma caranguejada, ou uma suculenta lagosta ou um camarão no alho e óleo, mas vamos falar de um prato típico da culinária alagoana, o sururu.
  
   

     Esse molusco de grande abundância no litoral alagoano é feito a base de leite de coco e que leva alguns temperos tais como: tomate, cheiro verde, azeite doce, alho e pimentão, para que ele fique com um toque refinado de uma grande cozinha como é a cozinha nordestina com seus temperos e sabores.
  
    

     Não é atoa que a cozinha nordestina é uma das mais apreciadas do Brasil, porque ela tem um toque refinado dos temperos que dão o sabor e o toque especial à ela. Tanto no sertão quanto no litoral, os pratos e as iguarias dessa região, mostra para o público que provam dela, que esse sabor picante, aromático e saboroso só existe por essas bandas de cá. Essa cozinha nordestina é única.




Nenhum comentário: