INSTRUMENTO ARTESANAL – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: INSTRUMENTO ARTESANALBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: INSTRUMENTO ARTESANAL A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: INSTRUMENTO ARTESANALBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: INSTRUMENTO ARTESANALBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

01 outubro, 2014

INSTRUMENTO ARTESANAL

                          
                                           Fonte da imagem: umaovelhanoquintal
                                                                  



                                        UMA OBRA DO SERTÃO
  



     Esse artefato que tem um som muito conhecido em toda a região do nordeste brasileiro e conhecido como "chocalho", ele é feito de metal tendo dentro dele um badalo parecido como uma campainha e que é colocado no pescoço do gado e dos carneiros, de bodes e dos burros mulos.
   



     Esse tipo de artefato foi feito para que os animais sejam localizados através do som que ele transmite. Com essa tradição no sertão, ela já vem de muitos e muitos anos atrás. Eu me lembro que na época de criança ainda me lembro desses sons que esses chocalhos faziam no pescoço do gado da fazenda.
   



     Geralmente eles são colocados em vacas e rezes que são fujonas como falam os homens do campo. O processo desse artefato é totalmente artesanal, depois que eles estão prontos colocam eles no forno na alta temperatura para que eles ganhem cor e o som diferenciados entre eles.
    


     O que é mais interessante é que todos eles são feitos igualmente, mas o som de cada um deles é diferente, é essa desigualdade de sonoridade do chocalho que faz com que os vaqueiros distingue uma reis da outra ou uma vaca da outra.
    



     Podemos chamar esses artista que fabricam esses objetos tão interessantes e tão úteis no sertão do nordeste brasileiro de artesãos. Não é fácil produzir umas peças como essas, precisa realmente de talento para que eles saiam perfeitos e destorcendo de um para o outro o diferenciado som.
    



      Existe uma grande diversidade de chocalhos, e uma enormidade de variedades de modelos, no tamanho e utilização a que se destinam. Apesar da procura dos chocalhos depende essencialmente das necessidades dos criadores de gado, de ovelhas e de cavalos.
   



      Cada vez a gente ver crescer a demanda desses artefato para fins decorativos. A região do Nordeste do Brasil além de fabricar artesanalmente esses objetos, ele ainda exporta para o resto do Brasil. O chocalho é realmente a cara do nordeste Brasileiro.

Nenhum comentário: