XERÉM COM GALINHA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: XERÉM COM GALINHABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: XERÉM COM GALINHA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: XERÉM COM GALINHABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: XERÉM COM GALINHABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 fevereiro, 2015

XERÉM COM GALINHA

                        
                                      Fonte da imagem: radiocultura
                                                    A ARTE DA COZINHA NORDESTINA
    A região nordeste do Brasil tem uma diversidade enorme na área gourmet, isso todo mundo já está cansado de saber. Mas hoje eu vou falar de uma dessas maravilhas que só a cozinha nordestina sabe bem como fazer. Além desta comida ser bem saborosa ela também é bem apreciada pelos nordestinos e todos aqueles que visitam o nordeste.
   Hoje vamos falar do Xerém com Galinha, que é bem apreciado pelos pernambucanos e por todo o nordeste. Para se fazer este prato, é preciso colocar um pacote de xerém de milho em uma vasilha com água deixando este xerém hidratar por algumas horas, quando o milho ficar molinho, coloque o leite e o queijo a gosto.
   Depois você aquece uma panela com óleo a gosto, frita os pedaços da galinha, e junte com as verduras como alho, cebola e pimentão, todos bem picados, acrescente um pouco de extrato de tomate e caldo de galinha, misture tudo, até sentir o aroma.
   Acrescente água quente até cobrir a galinha, coloque sal e pimenta a gosto, deixe cozinhar por pelo menos uns vinte minutos até chegar ao ponto. Quando ferver, você baixa o fogo, coloque a tampa na panela e deixe cozinhar a carne da galinha até ficar macia.
   Depois deixe o molho apurar, acrescente o coentro e o cheiro verde, dê uma boa misturada e desligue o fogo. Esta iguaria nordestina vai está pronta para ser degustada tanto pelos nordestinos quanto por quem esteja visitando o nordeste, dependendo de quem esteja preparando-a nessa região.
   Para ser feita, leva duas xícaras de chá, de xerém de milho, bem quebradinho, três xícaras de chá de água, uma colher de sopa, de manteiga, meia xícara de chá de leite, um Kg de galinha cortado, quatro dentes de alho, picado, uma cebola picada e um tomate bem picado, três colheres de sopa de extrato de tomate, uma xícara de chá de cheiro verde.
   A região do nordeste brasileiro, não me esqueço de falar que ela tem uma das cozinhas mais próxima da cozinha mineira. Vindo ao nordeste brasileiro, não se esqueça de degustar um pouco ou muito deste cardápio, você vai se deliciar com este manjar, o “xerém com galinha”.


Nenhum comentário: