ARTISTAS DO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ARTISTAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ARTISTAS DO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ARTISTAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ARTISTAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

16 novembro, 2015

ARTISTAS DO SERTÃO


           
Fonte da imagem: multicienciaonline


                                                                      

                         ARTESANATO DO COURO

    


       O artesanato de couro no sertão nordestino, é muito forte, além de ser muito rico em detalhes feitos pelos artesãos, em cada peça feita por eles. Essa região sempre foi uma região que preservou e preserva essa cultura, a cultura do couro. Não é à toa que esses mestres passam de pai para filhos e até para outras pessoas que não fazem parte da família, e querem aprender esse ofício. Depois que o couro é curtido e trabalhado pelo artesãos, ele é transformado em peças decorativa ou utilitárias. 


     
      Nesse mundo mágico do couro, todo processo é mágico, ele é transformado para ser útil a qualquer seguimento do artesanato, tais como: bolsas, chapéus, alparcatas, cintos, alforje, gibão, ponteira, arreios e outros. Todo ciclo começou com a colonização do Brasil, pois foi a partir dessa época, que começávamos a ter a influência de outras culturas. Você adentrando no sertão nordestino, vai ver que existem traços fortes da arte árabe nos nossos produtos de couro, e por aí vai. 


      
     Também temos influência da arte judaica. Sempre vemos que as gravuras feitas nas indumentárias de cangaceiros e vaqueiros do sertão do nordeste brasileiro, tem um pouco de semelhanças com alguns símbolos usados por outros povos. E nesse período de Brasil colônia e Brasil república, é claro que de lá para cá, nós adaptamos e criamos o nosso estilo de fazer o nosso próprio artesanato, com a beleza e a criação saída das mãos dos nossos artesãos. Soubemos deixar o artesanato com a alegria da nossa cultura e com a riqueza de detalhes da nossa história. 


      
     Quem mais divulgou a arte do couro no século passado foram alguns cantores e músicos. Eles quando subiam ao palco para mostrar o seu talento, eles se apresentavam todos vestidos com indumentárias de couro apropriadas para a ocasião do espetáculo, pois eles tocavam e cantavam o forró, um estilo de música muito tradicional no nordeste. Então isso foi o aspecto propulsor para a moda do couro. 


      
     Isso já acontecia desde o século que passou, depois foi muito usado e difundido na época do cangaço quando os próprios cangaceiros usavam esse tipo de indumentária. Até os dias de hoje, a indústria do couro é muito forte e as peças feitas artesanalmente ainda são mais caras e mais valorizadas. Sendo assim, vemos que o artesanato do couro tanto no nordeste quanto no resto do Brasil, é muito apreciada pelos que gostam de bons produtos.

Nenhum comentário: