A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: GOIABADA CASCÃO GOIABADA CASCÃOA ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

26 dezembro, 2015

A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro , GOIABADA CASCÃO , CULINÁRIA NORDESTINA ,

GOIABADA CASCÃO


Fonte da imagem: ralphbraz




MANJAR DO SERTÃO


    

     Nas feiras livres do sertão do nordeste brasileiro, vemos de tudo um pouco, vemos uma sulanca só. Costumamos chamar essas feiras, de shopping do sertão, pois elas sempre foram locais de compra e venda, de troca-troca de mercadorias e de boa comida regional para se provar. 


    Tudo que existe ali, tem um significado, tanto no que se refere a parte cultura como a parte social. As feiras nordestina, são locais de escoamento dos produtos feito pela mão de obra qualificada dessas regiões. 


    Vamos falar de uma iguaria feita nos tachos das fazendas ou dos sítios do sertão. Também existem algumas fábricas de fundo de quintal, que também produz essa iguaria. Vamos falar do famoso doce de goiaba, que chamamos carinhosamente de “goiabada cascão”. 


    Geralmente quando passamos entre uma banca e outra, nos deparamos com elas expostas em cima das bancas. Feitas em fardos grandes, elas são enroladas em um tipo de filme plástico para não pousar moscas e outros insetos. 


    Alguns feirantes fazem isso para preservar a qualidade e a higiene dos alimentos, mas em outros casos vemos que falta um pouco de higiene. Bom, esse tipo de doce, é uma tradição da região, e vemos que o sertanejo aprecia muito essa iguaria. 


   O mais importante, são as pessoas manerarem na degustação desse manjar, pois como todos sabem, isso não é uma refeição, é apenas uma sobremesa. E outra, evita que as pessoas fiquem com diabetes. Essa iguaria é feita em grandes porções ou pequenas porções, dependendo da quantidade que queiram fazer, muda a quantidade de ingredientes. 


    Mas vamos lá, ela é feita com um quilo de goiabas vermelhas, uma xícara e meia de chá de açúcar refinado e água. Depois lave as goiabas e descasque as mesmas, depois reserve as cascas. Corte as goiabas mantendo as sementes, depois ponham dentro do liquidificador com duzentas miligramas de água. Bata elas por um minuto. 


    Despeje em uma peneira de malha que não seja fina. Passe com uma colher e reserve em uma tigela. Coloque em uma panela, o açúcar com cem miligramas de água. Cozinhe e não pare de mexer, até o açúcar dissolver e começar a ferver. 


    Deixe no fogo por quatro minutos. Junte a polpa de goiaba e a metade das cascas que foram reservadas. Continue a cozinhar, sem parar de mexer, isso por trinta minutos até soltar do fundo da panela. 


    Agora é só retirar do fogo. Forre com papel filme o recipiente em que você quer formar a goiabada. Pode ser em um recipiente em forma quadrada ou em uma tigela ou em outro recipiente qualquer. Despeje a goiabada e aperte bem, antão embrulhe o papel filme. 


     Agora é só deixar descansar por duas horas. Então está pronta a goiaba cascão. Elas são famosas desde os tempos dos nossos avós, nossos antepassados. Ela é uma iguaria que faz parte da nossa cultura e que expandiu para todos os cantos. Coma doce com moderação, pois ele é bom, mais em excesso, ele pode ser um vilão.










Nenhum comentário: