COMIDA NORDESTINA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDA NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDA NORDESTINA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDA NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDA NORDESTINABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

09 abril, 2016

COMIDA NORDESTINA

SUVACO DE COBRA | Fonte da imagem: Aartedenewtonavelino








SUVACO DE COBRA







      O nordestino é criativo por natureza, pois Deus lhe concedeu o dom de ser criativo e espontâneo. Sabemos que ele sempre gosta de inovar e fazer coisas novas, isso dentro da sociedade, dentro das artes e em todos os suportes que ele participe, para mostrar o seu valor. Ele gosta mesmo de se reinventar e de ser uma pessoa criativa. É claro que isso faz um diferencial tremendo para todos que participam direta ou indiretamente das inovações da vida no social, cultural e econômico. 





    O nordestino foi criado praticamente vendo e aprendendo a ser criativo dentro do mundo gourmet regional, com isso, tornou-se um hábito participar de criações de novos aromas, gostos e temperos, dentro dos manjares que são feitos dentro dessa cozinha. 





        Essa é uma cozinha dentre tantas cozinhas brasileiras que faz muito sucesso e se destaca pelos sabores, aromas e temperos. Podemos dizer aqui, que a cozinha que se aproxima mais da cozinha nordestina, é a cozinha mineira, que também é outro manjar. Então vemos que nessa região além dos pratos serem maravilhosos, todos os dias aparecem mais novidades dentro desse mundo gourmet. 





     As capitais nordestinas estão se perfeiçoando em oferecer restaurantes tradicionais com comidas tradicionais, isso é mais um atrativo para o clientes assíduos e o novos clientes. Vamos destacar um prato dessa região que tem um nome não muito sugestivo, mas isso já faz parte da criatividade do nordestino, do nordeste brasileiro. Ele só precisa de uma frase para poder criar o dialeto que ele quiser. Frase antiga: “mais sovaco do que buraco de cobra”, daí surgiu o nome do prato regional que até hoje faz sucesso na mesa do nordestino. 





     Primeiro você vai ter que ter: 500 g de carne de sol, 70 g de bacon picado, 1 cebola grande, 12 ovos de codornas, 1 vidro com palmitos cortados em rodelas, 1 lata de milho verde, 1 maço de salsinha, 2 tomates picados, 1 maço de coentro, 1 maço de cebolinhas cortadas. 150 gramas de queijo de coalho cortadinho em pedaços pequenos, tipo cubo, 3 colheres de manteiga. Ingredientes para o purê de macaxeira: 500 g de macaxeira cozida, 350 ml de leite, 180 g de queijo parmesão ralado fresco. 





     Para preparar você deve fritar a carne de sol em pedaços, depois deixe a carne esfriar passe no liquidificador, coloque a carne em uma travessa grande de vidro. Coloque todos os ingredientes e dê uma boa misturada. Decore com cheiro verde e tomates. Modo de preparo do purê de macaxeira: Bata as 500 g de macaxeira cozida, coloque os 350 ml de leite e os 180 g de queijo parmesão ralado fresco. Em uma panela derreta 1 colher (sopa) manteiga, despeje a mandioca batida com o leite e o queijo, acerte o sal. 





     Depois é só colocar o purê por cima da carne e dos ingredientes que você já colocou já na travessa, também você pode colocar um pouco de queijo ralado por cima, agora é só levar ao forno para dourar. Esse prato pode ser servido com arroz branco. Então está aqui o tão conhecido prato nordestino “suvaco de cobra”. 





    Então vemos que com tão pouco e com muita criatividade, você pode fazer um prato exótico e com sabor de um manjar. Por isso eu sempre falo sobre a criatividade dos nordestinos, eles já nasceram com o dom de sempre mostrar algo novo dentro e fora do cenário em que vivemos.





Nenhum comentário: