. 06/19/18Blog de Arte e Cultura | Assuntos do Nordeste

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

19 de jun de 2018

PRAIA BAIANA QUE ENCANTA OS TURISTAS

as belezas escondidas de goipeba | fonte da imagem: esvaziandoamochila








AS BELEZAS ESCONDIDAS DE BOIPEBA






       O Nordeste brasileiro, ´é uma região muito privilegiada quando se trata de turismo. O turismo nessa região é uma das molas propulsora que movimenta a sua economia e trás emprego e renda para essa região. Nessa região, encontramos uma grande potencialização para todos os tipos de turismo. Primeiro temos que falar do: clima, relevo e sub-regiões, para que todos que queiram vir por aqui, e entendam como isso favorece ao turismo por essas bandas. 






       A maior parte da região nordestina, tem um extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Isso em função das diferentes características físicas que apresenta. Ele também se dividi em três sub-regiões: Agreste, Zona da Mata e Meio Norte. Cada uma dessas sub-regiões o clima é diferente, seu terreno diferencia de acordo com cada uma sub-região. Digamos que dentre essas sub-regiões, o turismo e os turistas mudam um pouco. 






       A região Nordeste por si só, já é conhecida demais pelas suas belas praias, pela sua culinária, pelo seu povo e por ter uma logística muito boa na hora de embarcar e desembarcar turistas. Isso sem falar nos seus hotéis que são de primeira linha, e não são poucos; inclusive a maioria deles, tem cozinha internacional. O turismo chamado urbano, é aquele que fica no litoral e onde o turista vem conhecer a cidade, sua parte histórica e suas praias maravilhosas. A noite saem para conhecer os recantos da cidade e aproveitar para conhecer a dança típica dessa região que é o forró. 






       O turismo de aventura é aquele que é usado para fazer voos panorâmico e escaladas montanhas, sem falar nas trilhas. Esse fica mais para sub-região do agreste. Já o turismo de ecologia fica mais para o meio-norte onde tem muitos parques nacionais ou não. Eles são unidades de conservação ambiental e proteção integrada da natureza, que se localiza geralmente em lugares inóspitos e distantes da civilização. 






       Dentre esses tipos de turismo eu escolhi um para destacar um lugar paradisíaco da região Nordeste do Brasil, eu escolhi o litoral nordestino para destacar uma ilha com oito praias, que fica no estado da Bahia e que por si só, já nos mostra que o Nordeste é uma região privilegiada por Deus, que nos deu esses encantos para que nós pudéssemos valorizar e conservar isso para gerações futuras. Isso não quer dizer que as outras sub-regiões do Nordeste não sejam interessantes, pelo contrário, são lindíssimas e deixam qualquer um turista abismado pela natureza apresentada dentro do seu bioma, à caatinga. 






       Bem, o litoral é um caso à parte, pois como ele é muito bonito e suas belezas naturais saltam aos nossos olhos, quando vemos que suas belas praias nos encantam. Infelizmente toda beleza dessas praias, contribui diretamente para o desenvolvimento desenfreado desses locais litorâneos. Esse crescimento favorece a especulação imobiliária, que em muitos casos ameaça a preservação de importantes ecossistemas. Uma dessas maravilhas é a praia de Boipeba que é cercada de um lado pelo oceano e do outro pelo estuário do Rio do Inferno e se destaca em uma rara beleza natural e de grande diversidade. 






       Essa praia fica inserida no arquipélago de Tinharé, que pertence ao município de Cairu, situado no baixo sul da Bahia. O mar de ondas calmas e águas cristalinas faz com que os visitantes se deslumbrem e queiram entrar no mar para um belo banho. A orla dessa linda praia é cheia de coqueiros e outras espécies de plantas, além de muitas cadeiras de praia e barracas simples que servem vários cardápios regionais com petiscos, peixe frito e vários frutos do mar. O turista também vai ter várias outras opções para se divertir tais como andar de lancha ou barcos. 






       Esse lugar é um lugar para quem realmente quer descansar, indicado para quem procurar tranquilidade em meio a natureza. Sempre é bom os turistas conhecerem todas as oito praias de boipeba. Essas praias guardam segredos reservados e encantos para surpreender a muita gente. Para chegar a esse lugar de carro é indo pela BR 101, ou atravessando a baia de todos os santos com o Ferry-Boat até Bom Despacha. O Destino é pela cidade de Valença. No porto saem lanchas e barcos para Boipeba. 






       A outra opção é seguir a viagem até Torrinha, um lugar pequeno, que fica mais perto da ilha de Boipeba e têm pequenos estacionamentos. Para chegar a Torrinha, pega a estrada BA 001 até a cidade de Nilo Perçanha. Após passar a cidade, entra num entroncamento para a cidade de Cairu. Nessa estrada, cerca de 12 Km depois, dobra à direita, numa estrada de piçarro de 7 km, que leva até Torrinha. Sempre que chegar ao seu destino, procure um guia turístico credenciado para sua viagem não se tornar uma dor de cabeça. Venha conhecer as belezas do Nordeste brasileiro.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...