. 09/07/18Blog de Arte e Cultura | Assuntos do Nordeste

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

7 de set de 2018

TURISMO DE AVENTURA

        O segredo de como viajar bem | Fonte da imagem: Rota do Sertão

                                                         




   O SEGREDO DE VIAJAR BEM

                                    
     

    Nas andanças pelo Nordeste brasileiro, os turistas nacionais e os estrangeiros se encantam com tantas belezas naturais dessa região. Essa região brasileira é uma das que recebem mais turistas e que consegue através do turismo aquecer a rede hoteleira dessa região. Esse é um ciclo que direta ou indiretamente aquece uma infinidade de setores comerciais, que traz dividendo para as receitas desse estado. O turismo dentro do Nordeste é muito presente; começando pelo litoral e entrando pelas sub-regiões dentro do próprio Nordeste, tais como: o litoral, agreste, sertão e meio norte. 



O segredo de como viajar bem | Fonte da imagem: Paulo Afonso



      Hoje vamos falar da cidade de Paulo Afonso é um município Baiano, que foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Ele tem uma área de 1.574 quilômetros quadrados e sua população gira em torno de mais de 120.000 habitantes. Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Essa região começou a ser habitada por portugueses no início do século XVlll. Chefiados por Garcia D’ávila, subiram o rio São Francisco a atingiram as terras onde hoje está localizado o município. Em 1725, o sesmeiro Paulo Viveiro Afonso, recebeu por alvará uma sesmaria, situada na margem esquerda do rio, que fica do lado alagoano, outro estado brasileiro, que abrangia as terras da cachoeira, até então conhecida como Sumidouro. 


O segredo de como viajar bem | Fonte da imagem: Megaengenharia



     Em 1913, Delmiro Gouveia, empresário da época, se encanta com o potencial da região e constrói uma grande Usina hidrelétrica do Nordeste, a partir dessa ideia Delmiro Gouveia e Getúlio Vargas assinam um decreto autorizando a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) a fazer uma assembleia em 1948, de acionistas. Entorno dessa hidrelétrica nasce a cidade de Paulo Afonso, até então, fazia parte do município de Glória. Em torno de tudo isso a população de Paulo Afonso foi mesclada por pessoas que vieram de vários estados do Brasil, para trabalhar nas construções da Hidrelétrica, desses pioneiros surgiu à nova geração que hoje povoa a cidade. Por ela ser uma cidade bem jovem, ela ainda não tem uma identidade cultural formada, e é por isso que ela tem influências dos estados vizinhos. Ela está desenvolvendo a sua própria cultura, para ver se daqui alguns anos ela possa ter sua própria identidade cultural, por isso os poderes públicos e privados estão investindo em espaços físicos para que a prática cultural possa ser praticada. Paulo Afonso só se tornou município a partir de 1958. Paulo Afonso tem muitos atrativos para os turistas e para nativos. Essa cidade é encantadora. 



O segredo de como viajar bem | Fonte da imagem: bahianalupa


   A queda d’água do Rio São Francisco é uma das características mais marcantes de Paulo Afonso. Na sala dos visitantes, existem grupos especializados, de guias turísticos para acompanhar os visitantes. A Chesf investiu na qualidade de atendimento e conforto aos turistas, e melhorou os acessos, construiu mirantes, fez aquários na ilha do Urubu, trocou o antigo bondinho por um bonde novo, que é Austríaco. A cachoeira de Paulo Afonso é formada por várias quedas d’água, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. A variedade de coisas que fizeram para você conhecer esse local e o conforto que você terá quando estiver visitando o mesmo, faz com que esse espaço dentro do Sertão nordestino, seja um local que você apreciar e se deslumbrar com sua família. Quando vier ao Nordeste do Brasil, procure conhecer o sertão brasileiro e procure conhecer a cidade de Paulo Afonso no estado da Bahia. Você terá uma ótima infraestrutura e uma logística muito boa. O segredo de como viajar bem é: primeiro pesquisar os pacotes de viagens, depois pesquisar os preços, os destinos, infraestrutura e logísticas e por fim, ter um guia turístico credenciado. 




                                 










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...