. 09/18/18Blog de Arte e Cultura | Assuntos do Nordeste

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

18 de set de 2018

VALE DOS DINOSSAUROS

                 
Fica no Sertão da Paraíba | Fonte da imagem: internet



FICA NO SERTÃO DA PARAÍBA



   Sabemos que, o Nordeste brasileiro é uma região que há bastante tempo vem descobrindo cada vez mais fatores e locais dentro dessa região que passaram a ser explorados na área do turismo. É claro que dentro dessa região, existem muitas vertentes de turismo, mas aqui podemos dizer que se trata de uma verdadeira história. Eu estou falando do vale dos Dinossauros, uma área que foi descoberta por historiadores e pessoas nativas da região. Esse local constitui uma riqueza cultural muito grande para a própria história da Paraíba, do Nordeste e do Brasil. Esse local fica na cidade de Souza e São João do Rio do Peixe no estado da Paraíba distante da capital João Pessoa, 438 KM. 


                                  
Fica no sertão paraibano | Fonte da imagem: paisagensdonordest


    Essa área é conhecida como um dos mais importantes sítios paleontológicos e arqueológicos do mundo. Muitos rastros e trilhas e pegadas fossilizadas de diferentes espécies de animais existentes no período de 260 a 65 milhões de anos, tais como: alossauros, iguanodontes, estegossauros e muitos outras espécies. Nesse Parque, existem ossadas parciais de animais pré-históricos e pinturas rupestres. 


                                   
Fica no sertão da Paraíba | Fonte da imagem: msocorrom


    Esse Parque foi reformado no ano de 2013 pelo Governo estadual da Paraíba com parceria da Petrobras. Para concluírem esse serviço, foi preciso o Parque ficar fechado por um período de um ano para concluírem as obras, e onde foram investidos cerca de 1,2 milhão. O museu que existe dentro do Parque e também foi reformado, e isso incluiu: banheiros, climatização do local, restauração do espaço de exposição, auditório, escritório e a urbanização da área externa. Também, todos os espaços do parque foram sinalizados com placas indicativas para guiar os visitantes do local durante o passeio. 



                                    
Fica no Sertão da Paraíba | Fonte da imagem: viagensdeférias



    O Parque dos Dinossauros é um dos principais sítios paleontológicos do país, que atrai a atenção de pesquisadores e turistas de todo o mundo, pela grande quantidade de icnofósseis (pegadas) presentes nos 40 hectares da Unidade de Conservação. Quatro espécies que habitaram a bacia sedimentar de Souza, há cerca de 165 milhões de anos, o monumento preserva os vestígios desses animais. Foi em 1992 que, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros surgiu da desapropriação do Sítio Passagem de Pedras. Em 2002 ele foi transformado em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) pelo Governo do estado. Esse local tem acesso de visitantes controlado, além de ser proibida a exploração da mata nativa e instalação de moradias. O Vale dos Dinossauros, fica a 7 km do centro da cidade de Souza. Existem placas indicando como seguir o caminho. Para chegar ao Vale é necessário pegar a rodovia estadual Pb -391 sentido Souza - Uraúna. Vindo ao Nordeste brasileiro, procure conhecer a Paraíba e esse Parque.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...