. 12/13/18A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

13 de dez de 2018

CIDADE DO SERTÃO BAIANO

  Fonte da imagem: Juazeirobaa




RIO DAS CARRANCAS






      A cidade baiana de Juazeiro, é uma cidade que fica a margem esquerda do maior Rio do Nordeste, o São Francisco. Esse é um município que tem 6 500,7 km² e com uma população estimada em mais de 197.984 habitantes no último censo. Ele tem uma densidade demográfica de 30,5 habitantes por Km² no território do município. Vizinho de Petrolina e a cidade de Sobradinho, ele se situa a 5 Km a Sul-Leste de Petrolina. 


Fonte da imagem: geraldojose



      A terra das Carrancas é cercada pelas águas do Rio São Francisco e compõem um conjunto de ilhas. O maior aglomerado urbano do semiárido localizado na região sub-média da bacia do Rio São Francisco. Essa cidade é muito importante e conhecida como a cidade das carrancas, pois é lá que elas têm sua maior produção desses artefatos culturais com figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que sobem e descem o Rio São Francisco. Foi criado em 1833, mas seu território já era desbravado pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Essa cidade tem vários pontos turísticos como: orla fluvial, navio vaporzinho, Museu do São Francisco, Parque da Lagoa do Calu, Ponte Presidente Dutra e muitos outros pontos a serem conhecidos nessa cidade. 

Fonte da imagem: xiquexiquense



      A cidade também se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças às águas do Rio São Francisco. Seu nome se origina dos pés de Juá ou Juazeiro, uma árvore típica da região. Apesar de estar no interior do continente, a cidade é considerada ilha. Juazeiro é cercada pelo Rio São Francisco e faz conjunto com outras ilhas, entre elas tem o Rodeandouro, ilha do fogo, Culpe o Vento, Ilha da Amélia, do Massaangano, de Nossa Senhora das Grotas, e do Maroto.  A 12 Km de distância do centro de Juazeiro fica a ilha do Rodeadouro, é uma das mais frequentadas da região. 


Fonte da imagem: juazeirodabahia



      Esse município é um dos produtores de vinho do País, e a sua gastronomia é reconhecida por um de seus pratos regionais típicos: a carne de bode, encontrada em vários restaurantes da cidade. Como toda Cidade do Interior do Nordeste brasileiro, tem seu cardápio tradicional como tantas outras iguarias como: peixe, carne do sol, surubim e tantos outros pratos gostosos. O cenário histórico e as belezas naturais da região surpreende a todos que moram lá e que chega para conhecer a cidade. Como passear de barcos nas águas do Velho Chico e se deliciar vendo o Vaporzinho, uma velha embarcação que é o símbolo da navegação do Rio São Francisco.





























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...