Blog de Arte e Cultura | ARTE NORDESTINA: arte e cultura popular 03/04/19A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

04 março, 2019

UM MANJA CULTURAL BAIANO QUE FAZ PARTE DO NORDESTE BRASILEIRO

O VATAPÁ BAIANO FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA l fonte da imagem: salvadorbahiabrasil








O VATAPÁ BAIANO FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA





      A culinária do Nordeste do Brasil é extremamente exótica, aromática e picante, essa culinária se desenvolveu ao longo dos anos;  depois de uma grande influência europeia, africana, asiática e oriental. Mas também tivemos uma grande influência indígena. Tudo isso, veio enriquecer culturalmente falando, a nossa cozinha regional. Depois que nos tornamos independentes, os costumes com o passar dos anos, foram mudando, então começamos a empregar dentro dos nossos próprios costumes, temperos e gostos pelos alimentos consumidos por nós. Essa é uma culinária muito apreciada não só por nós brasileiros, mas também pelos povos de outros continentes. Como o Brasil é um país continental, às variações da culinária desse país, muda de região para região,  pois ela é muito diversificada. Temos um leque muito grande de variações de cardápios dentro da nossa cozinha e da nossa cultura. Como o Brasil foi descoberto pelo Nordeste brasileiro, então estamos falando das influências que recebemos, isso desde o Brasil império e colônia, esse costume começou pelo Nordeste e foi se espalhando para as outras capitanias. 



O VATAPÁ BAIANO FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA l fonte da imagem: ventilandoemsalvador




      E dentre tantos pratos saborosos que existem dentro da nossa culinária, eu resolvi falar  de um prato muito apreciado e exótico, apreciado por todos nós e por muitos que gostam de um tempero mais picante. Vamos falar do vatapá. Esse prato é um prato que tem uma influência muito grande da cozinha africana, e que foi herdado por nós, já algum tempo. Graças a Deus, a baianidade dos baianos, soube transformar esse prato em um manjar. Apesar de ser um prato muito simples de fazer, também requer um pouco de amor na hora de fazê-lo. Para quem quer preparar um prato como esse, precisa-se de 2 cebolas, 100 gramas de amendoim, 100 gramas de castanha de caju, água, azeite de dendê, 10 pães, 400 ml de leite de coco, 200 gramas de camarão e sal. Modo de preparo: Coloque as cebolas com um pouco d’água e bata tudo no liquidificador, até virar uma pasta. Retire do recipiente e limpe. Depois triture o amendoim e a castanha de caju no liquidificador, adicione um pouco de água. Umedeça os pães com 1 litro de água. 



O VATAPÁ BAIANO FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA l fonte da imagem: bbc




      Quando estiverem bem moles, coloque no liquidificador para bater. Depois despeje azeite de dendê em uma panela, doure duas colheres de pasta de cebola e frite os camarões, quando eles atingirem a cor branca, é porque chegou no ponto certo. Agregue o pão batido e as castanhas, despeje o leite de coco e misture bem até engrossar. O tempo de preparo desse prato, é mais ou menos uns trinta minutos. Essa é uma iguaria que tem por base, o pão amolecido ou mesmo a farinha de trigo que pode ser acrescentada ao peixe desfiado, camarão fresco ou camarão seco e diversos outros tipos de temperos. Esse prato típico da Bahia, chegou ao Brasil através de africanos que chegaram ao Brasil na época da escravidão. Eram africanos iorubas com nome de ehba-tápa. Também é muito popular no estado do Pará, Amapá e no Amazonas, onde a receita sofre variações com a ausência de amendoim e de outros ingredientes que existem na recita tradicional. Então vemos que, a cozinha nordestina, é simplesmente maravilhosa, e tem uma infinidade de sabores, temperos e aromas, que por si só, já nos deixa com água na boca. Os temperos picantes podem deixar ainda mais, os sabores mais aromatizantes. Hoje esse prato é encontrado em toda região nordestina, graças aos estudos de chefes de cozinhas e o desejo dos consumidores pedirem esses prato muito especial e simples de fazer. 


O VATAPÁ BAIANO FAZ PARTE DA CULTURA NORDESTINA I fonte da imagem: sossegodaflora



      O que diferencia a cozinha regional do nordeste do Brasil para outras cozinhas internacionais, é justamente a criação constante e a procura por novos pratos e por novos sabores dessa culinária. O Nordeste brasileiro adaptou em sua cozinha, muitas ervas, muitos temperos e muitos segredos em seu preparo. Então isso resulta em novos pratos e novos sabores. Sendo assim, quando vir ao Nordeste brasileiro, aproveite para provar esse manjar da cozinha Nordestina. Muitos historiadores acham que o vatapá tenha como ponto de partida a cozinha lusitana e que lá pelo recôncavo, nos séculos passados, encorporando outros ingredientes próprios da cultura africana, tornando assim um prato mais picante e mais saboroso dentro da cozinha de azeite ou comida de azeite, uma referência ao dendê, um elemento da cozinha africana no Brasil. Esse é o toque especial que a gastronomia nacional oferece para os brasileiros e estrangeiros.