A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro 03/16/19A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

16 março, 2019

BRINQUEDO JUNINO: TODOS OS FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O barco de fogo é um bem histórico que é ligado ao ciclo nunino: fonte da imagem: youtube




O BARCO DE FOGO É UM BEM HISTÓRICO QUE É LIGADO AO CICLO JUNINO


       O nordeste brasileiro realmente é um celeiro cultural, social e econômico, disso eu não tenho dúvidas nenhuma. Essa região está sempre se repaginando, criando e até inovando dentro desse contexto que estamos falando aqui. A região é muito procurada por turistas; tanto os internos como os externos. Ela sempre está mostrando que é uma região que tem muitos atrativos culturais e que é uma região que sempre tem festas comemorativas. Suas músicas, danças e o seu folclore encantam a todos. Em quase toda essa região, existem vários tipos de festejos diversos, e sua cultura, na maioria dos estados nordestinos, desenvolve o mesmo costume regional com algumas diferenças entre um estado e outro, mas no fundo, são os mesmos festejos. Tais como: o bumba meu boi, o pau de sebo as cirandas e os cocos. 



     
O BARCO DE FOGO É UM BEM HISTÓRICO QUE É LIGADO AO CICLO JUNINO: fonte da imagem: juntosabordo



      Mas hoje vamos falar de uma tradição que é praticada dentro do estado de Sergipe. Na época junina, o Nordeste brasileiro é muito procurado por todos os brasileiros, e também os turistas internacionais. No mês junino, as fogueiras são acesas, as bandeirolas tremulam nas noites festivas, as barraquinhas de doces e bolos, estão enfeitada; e muita comemoração e animação a base de muito forró dentro de arraiás matutos, e que quase todo o folclore está dentro desse contexto. Mas hoje vamos falar do barco de fogo, que é uma espécie de barco artesanal feito à base de fogos de artifícios. Esse artefato é feito pelos fogueteiros, e são eles que são responsáveis por fazer o show. Para se fazer um barco de fogo, é preciso paciência e muita horas de dedicação, para que ele fique pronto. Eles chegam a gastar dois dias de trabalho na fabricação de cada barco. 



O BARCO DE FOGO É UM BEM HISTÓRICO QUE É LIGADO AO CICLO JUNINO: fonte da imagem: infonete





      Esse artefato faz um percurso de pelo menos uns 200 metros, deixando um rastro de luz através do cabo de aço esticado de uma extremidade a outra. Toda essa festa, é feita em algum espaço aberto. Na fabricação desses artefatos juninos, são usados bambus e muita pólvora, e custa entre 100 a 1.500 reais. Geralmente essas festas, dentro de Sergipe, são feitas em pequenas e médias cidades. Essa tradição é basicamente sergipana. Existe uma espécie de disputa entre cada apresentação de cada barco, e os fogueteiros procuram dá o melhor em cada apresentação. Os turistas ficam encantados com tanta beleza. Como essa tradição é muito forte no estado de Sergipe, a cidade de Estância é considerada a capital do Barco de Fogo. O show de luzes e cores que atravessam à noite dessa cidade, encantam muita gente que participa desse evento. O barco de fogo é um bem histórico que é ligado ao ciclo junino. Ele data do início do século XX, criado por Chico Surdo. Esse artefato é feito e passado de pai para filho, é mesmo uma tradição que tem continuidade através dos filhos e dos netos. Para se tornar um fogueteiro profissional, tem que saber fazer tudo relacionado ao fogo. Depois de ser ajudante, ele passar a ser um profissional do ramo. 


O BARCO DE FOGO É UM BEM HISTÓRICO QUE É LIGADO AO CICLO JUNINO: fonte da imagem: youtube



      O barco de fogo está ligado diretamente ao Busca Pé, não existem barcos de fogo sem o Busca Pé. Ele está ligado na alma do povo sergipano. Ele foi criado na década de 30, pelo estanciano Francisco da Silva Cardoso o Chico Surdo. Esses barcos de fogo, continuam ainda sendo uma tradição cultural de Sergipe, e ainda continua atraindo muitas pessoas para assistirem esse espetáculo maravilhoso da cultura popular de Sergipe e do nordeste brasileiro. Todos os anos no período junino, eles atraem muita gente de todo o Brasil, para verem o belíssimo espetáculo de pirotecnia que percorre e, colore, ilumina bairros, praças e cidades de Sergipe. Na cidade de Estância, existem até concursos para ver qual o mais belo espetáculo dos barcos de fogo inscritos. Vindo ao estado de Sergipe na época junina, procure vir a cidade de Estância, para conhecer o espetáculo belíssimo de pirotecnia que esses barcos fazem nas noites juninas.