A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura: cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 03/18/19 A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 03/18/19 A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: 03/18/19

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

18 março, 2019

TRADIÇÃO DA CULTURA POPULAR DO NORDESTE TEM SEUS SEGREDOS REVELADOS NO SÁBADO DE ALELUIA

A MALHAÇÃO DO JUDAS NA TRADIÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO MOSTRADA NO SÁBADO DE ALELUIA | fonte da imagem: afifedigital






A MALHAÇÃO DO JUDAS NA TRADIÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO MOSTRADA NO SÁBADO DE ALELUIA



      O nordestino, é muito devoto dos santos da igreja católica, pois o Brasil é um país de maioria católica, e parece que, no Nordeste brasileiro, isso se torna mais fervoroso, pois isso já vem de berço, passando de paí para filho. e é por isso mesmo que, nessa região, exista mais festas em co  em comemoração aos santos da igreja católica. 

A MALHAÇÃO DO JUDAS NA TRADIÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO MOSTRADA NO SÁBADO DE ALELUIA | fonte da imagem: clickpb


      Primeiro pela fé e devoção, e depois pela geração de emprego e renda que traz para essas cidades pequenas, onde  são realizadas essas festas do santo padroeiro. Por essas e por outras, é que, a devoção do homem nordestino ninguém duvida. Nessa região, de uns anos para cá, começou a ser explorado  o turismo religioso, justamente porque, pequenas ou médias cidades, tem como fonte de renda, o turismo religioso, ou as festas religiosas;  que são aquelas que comemoram o aniversário dos Santos, tais como, Santo Antônio, São João, São Pedro, mas também tem São Francisco de Assis, Padre Cícero, Nossa Senhora e tantos outros santos da igreja católica como Santo Expedito, São Judas Tedeu.  

A MALHAÇÃO DO JUDAS NA TRADIÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO MOSTRADA NO SÁBADO DE ALELUIA | fonte da imagem: youtube


      Isso faz do Nordeste,  uma região de pessoas de fé. Essas festas, são festas que existem durante o ano inteiro em diversas cidades do interior nordestino ou não. Uma dessas festas, acontece depois de outra festa, que é o carnaval. O carnaval é uma festa pagã cristã, mas que é comemorada por todos, e que só termina na quarta feira de cinzas.  Já na quarta feira de cinzas, é o início da quaresma que tem como período fixado pela igreja católica, seis semanas de tradição cristã, é que, vem uma outra festa depois da Semana Santa, onde nós chamamos a  "Queima do Judas" ou A MALHAÇÃO DO JUDAS. Isso já é no Sábado de Aleluia. Essa tradição vigente em muitas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. Ela também é realizada em muitos outros países. O sábado de aleluia, simboliza a morte de Judas Iscariotes. No Brasil, como todos já sabem, as pessoas mais humildes ou não, se inspiram na confecção do Judas, de acordo com os personagens que vem massacrando a sociedade. Nessa comemoração, os idealizadores costumam encher os bonecos de palhas secas ou papel, e veste esses bonecos com aparência de alguns políticos CORRUPTOS ou que não, que não venha fazendo nada para construir uma sociedade mais justa, ou algum outro personagem da sociedade tais como: personagens que não condizem com seu cargo, seu status ou qualquer outro tipo de personagem que eles acham traidores. 

A MALHAÇÃO DO JUDAS NA TRADIÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO MOSTRADA NO SÁBADO DE ALELUIA | fonte da imagem:  mapa.cultura



      O bom disso tudo, é que, quando o Judas está pendurado em algum poste espalhado pela cidade, tem que ter um sentinela vigiando o boneco para que ele não seja roubado, e seja pendurado em outra parte da cidade. Nesse meio tempo entre sexta feira da paixão e o sábado de aleluia dia em que o Judas será queimado e espancado, o povo fica vigiando uns aos outros para que não roube os Judas pendurados pela cidade. E assim a festa pagã começa no sábado de Aleluia com festa e bebida a vontade,  e muito papo entre as pessoas. Essa é a tradicional festa da Queima do Judas no sábado de aleluia no Nordeste brasileiro