AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

12 maio, 2013

AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO

                                               
                                                                     Fonte da imagem: Blog do upira         
                                 
                      

                 UMA HISTÓRIA DE ARTE E CULTURA

      
     Interessante a crença dos homens, quando a gente se depara com algumas do folclore nordestino. No vale do são francisco a gente nota a crença dos caboclos inserida na história de vida dessas pessoas. 

      
      A função das carrancas num passado que começava no XIX, era proteger as embarcações do rio são francisco em sua navegação e os ribeirinhos acreditavam nisso. As carrancas eram feitas de todos os modelos e de todas as formas, quanto mais feias, mais eram veneradas como uma forma de espantar maus espíritos, que eles acreditavam existir no rio são francisco.



      A presença das carrancas era marcante na proa das embarcações, meio bicho, meio gente com as imagens bem assustadoras, e com o poder de espantar o mau olhado. Alguns historiadores, acham que os navegadores por interesses comerciais buscavam carrancas bem trabalhadas. Tudo isso foi o que estimulou a confecção e o desenvolvimento cada vez mais dessa arte no são francisco.




      Hoje, temos a certeza que esse folclore já não é mais tão presente entre os ribeirinhos do vale do são francisco. Elas hoje servem como objetos ornamentais em casas, jardins ou até mesmo amuletos. As carrancas do são francisco ainda fazem parte da história de um povo. Elas fazem parte da história do nordeste.



 

Nenhum comentário: