O BUMBA MEU BOI – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BUMBA MEU BOIBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BUMBA MEU BOI A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BUMBA MEU BOIBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BUMBA MEU BOIBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

06 junho, 2013

O BUMBA MEU BOI

   
                             
                                   
                                      


                                            DANÇA E BELEZA




        O bumba meu boi nasceu no piauí e se criou no maranhão. Eu sei que esse folclore realmente se perpetuou pelo nordeste e que em quase todos os festejos que há nessa região o bumba-meu-boi está presente. 



        O bumba meu boi tem uma beleza de danças e de umas coreografias jamais vistas em outros folguedos. Essa festa realmente nasce no piauí e se estende por todo o nordeste. Esse folclore tem alegorias muito coloridas. 



       O boi se destaca pelas suas danças e por ser feito com uma armação de madeira vestido de um tecido bem coloridos e fitas. Toda essa alegoria é carregada pelo um homem que é o responsável pelos passos e danças que o boi dá. 



       Como quase toda nossa cultura tem uma grande influência europeia, e os historiadores falam dessa influência. Essa festa começa geralmente na frente da casa de quem patrocina a festa. Essa representação tem enredos que diferenciam de região para região, essa diferença é na maioria das vezes da cantoria, das danças. 



       O enredo conta que o vaqueiro rouba o boi do fazendeiro para satisfazer a sua mulher. Como o fazendeiro gosta muito do boi, ele convoca vários outros personagens coadjuvantes e vão em busca do boi. Vilões e mocinhos fazem parte desse auto.








                                              
 

Nenhum comentário: