VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 fevereiro, 2014

VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTE

                                                                                                                                                                         Fonte da imagem: Portal ponto net
                                                         
                             


                     ELES CONTRIBUEM PARA A CULTURA

       



      O vaqueiro nordestino é uma figura muito folclórica e extremamente real na cultura dessa região. Ele é aquele personagem que mostra um trabalho no campo e na caatinga do sertão do nordeste brasileiro.

     


    Os senhores de fazendas, sempre tem alguns desses personagens para que eles cuidem do seu rebanho bovino. Ou eles mesmos como proprietário do gado. Os vaqueiros têm como tarefas em uma fazenda, a pega do boi, que é aquela reis que foge do rebanho para o mato, ou aquelas que ficam por muito tempo perdidas na caatinga.

      



       Eles também tem como tarefa  a ordenha (tirando leite das vacas) e várias outras tais como: colocar o gado no pasto, e no final da tarde recolher o rebanho para o curral, vacinar os mesmo etc. Eles gostam de participar de vaquejadas, já que isso é uma cultura no sertão do nordeste brasileiro, isso é muito  muito comum no sertão do nordeste do Brasil. 

       



      O vaqueiro tradicional, é aquele que tem as suas vestimentas tais como: Chapéu de couro, gibão de couro, botas de couro etc. Estes sim, podemos chamá-los de vaqueiros. É interessante  e fora totalmente da cultura nordestina, os vaqueiro modernos, que se acham vaqueiros.

          


      São aqueles que participam de vaquejadas, e que usam calças jeans com bonezinho na cabeça, e que montam o seu cavalo em algumas vaquejadas por aí, e que "ele" acha que é um vaqueiro.  Na realidade, talvez um hobby, mas que não contribui de jeito nenhum para a nossa cultura.

       



       Não concordo com tal atitude, já que eles estão por fora da cultura do nordeste e de toda a história, Já que eles não dá realmente continuidade ao cultural. Muito diferente da histórias que os verdadeiros vaqueiros do sertão dá para a cultura.

         



       Eles sim é  quem fazem parte da histórias . Os vaqueiros chamado modernos, eles não sabem, mas estão totalmente fora desse contexto. O vaqueiro do sertão nordestino são aqueles que fazem a pega do boi, lá dentro da caatinga, e trazem o boi mascarado para o curral da fazenda. Isso sim, é o nosso vaqueiro nordestino tradicional, e que faz parte da cultura.

            



      O resto é modismo e totalmente fora de propósito no que se refere à cultura. O vaqueiro tradicional  é aquele que se apresenta para uma vaquejada com sua vestes de couro, e que faz parte da cultura. O chapéu de couro é o símbolo do nordeste, se não usam, é claro que não estão contribuindo para a história.






                                









         


         

Nenhum comentário: