CABACEIRAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CABACEIRASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CABACEIRAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CABACEIRASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CABACEIRASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

19 abril, 2014

CABACEIRAS


                        "Na Paraíba também tem Roliúde"
 
    A cidade paraibana de Cabaceiras fica no cariri paraibano a 180 km da capital João Pessoa, e a 50 km de Campina Grande. Ela fica localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, na região dos Cariris velhos.
 
    Essa região é muito conhecida por ser uma região que menos chove no Brasil. Esse nome Cabaceiras foi dado à cidade, devido a uma planta do mesmo nome e muito abundante na região, então colocaram o nome da cidade de "Cabaceiras".
 
    A cidade também tem seu destaque no mês de Junho a onde se prepara para coroar o Bode Rei e fazer uma grande festa. A cidade chega a receber mais de 200 mil turistas, que consequentemente, movimenta o comércio local e a sua economia.
 
    A cidade vive da cultura caprina. Esse animal é o mais querido da região. Na cidade de Cabaceiras, "O bode rei", tem direito a hino oficial e até uma estátua no centro da cidade. Nessa festa o atrativo é saborear a culinária feita pelo anfitrião "O bode".
 
    Como a carne do Bode tem o sabor leve e muito exótico, não faltam opções de pratos saborosos. Vai da buchada do bode até a carne de sol de bode, linguiça e almôndegas a base de bode. Com a carne desse animal tem mil e umas opções de pratos saborosos e suculentos.
 
     Na parte artística, essa cidade do cariri paraibano, tem o apelido de  "Roliúde Nordestina". Em Cabaceiras já foram realizados 23 filmes brasileiros, um desses filmes foi em 1924. Então nem só de comida vive a cidade de cabaceira, mesmo porque o poeta já falava:
 
     "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte". É isso que a cidade de Cabaceiras mostra para o povo do Brasil e do mundo, que é uma cidade plenamente correta, para com a sua sociedade e para com os turistas.

       Ela mostra um cardápio riquíssimo na sua gastronomia regional, e mostra também a sua agenda cultural. Parabéns a cidade de Cabaceiras no cariri paraibano, pela sua cultura.

Nenhum comentário: