CORRIDA DE JEGUES – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CORRIDA DE JEGUESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CORRIDA DE JEGUES A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CORRIDA DE JEGUESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CORRIDA DE JEGUESBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

19 abril, 2014

CORRIDA DE JEGUES

Fonte da imagem: newssaj

                                                


                                                   
                           
                                 DIVERSÃO E ARTE


  



       A corrida de jegues é muito famosa no nordeste do Brasil, primeiro porque é um atrativo a mais, para os povos das cidades do sertão nordestino, ou seja, o sertanejo aprecia essa corrida por se tratar de uma diversão no estilo vaqueiro.

      


    Em segundo lugar essa corrida valoriza os animais símbolo do Nordeste, que é o Jegue. As corridas pelo sertão Nordestino tem como meta, alertar para a preservação dos jegues do interior brasileiro.

      


     As corridas com esse animais começaram sem nenhuma pretensão de serem grandes. Hoje pelo sertão do nordeste, elas já se tornaram mais um calendário cultural entre muitas cidades. O bom dessa corrida, é que não se maltrata o animal.

      


     Os competidores não podem usar nem sela, nem cangalha, nem pano, nem chicote, arreios, estribos, e nenhum material que machuque o animal. A regra mostra que em primeiro lugar está a proteção aos animais.

       


      Nas corridas de jegues que tem pelo Nordeste afora, além dá própria corrida, ainda tem o concurso de fantasias sobre o jegue fantasiado. Muitas premiações são dadas aos ganhadores.

       


      Várias personalidades da política, da iniciativa privada e de todos os meios da sociedade vão prestigiar esses eventos no interior do sertão do Nordeste Brasileiro.

       


      Além de ser uma forma de diversão para turistas e para nativos, ainda esses eventos culturais aquecem a economia das cidades que estão sediando esses eventos.







     

Nenhum comentário: