MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

22 novembro, 2014

MAXIXE NA COZINHA NORDESTINA

                                    Fonte da imagem: típicas


                                    



               CULINÁRIA RIQUÍSSIMA COM SABOR NORDESTINO

   




      É fato, que a culinária nordestina é riquíssima, e quando algumas pessoas que ainda não conhecem a região tentam falar mal dela, das pessoas, e de tudo que aqui tem, sem nem entender do assunto e muito menos da história de uma região tão bonita e de um povo tão hospitaleiro, elas se tornam então  muito grosseiras, repetitivas e sem muita graça.
   




      Na verdade elas se tornam ridículas falando de algo sem nexo, mas falando de um assunto que nem mesmo elas sabem do que estão falando, falam por falar. Pois bem, quando juntamos arte com culinária nordestina, vemos que essa região é um celeiro de arte e que tem uma culinária muito forte. A culinária nordestina é muito parecida com a Culinária mineira.
   




       Elas são  muito parecidas mesmo. Para vocês terem uma idéia, toda nossa culinária e toda nossa cultura, tem influência de índios, europeus, negros e até de orientais. Vou falar aqui na verdade da culinária nordestina, e vou citar um prato muito apreciado pelos nordestinos. Eu vou falar de um vegetal que tem a cara do Nordeste brasileiro mesmo.
   




      Esse vegetal é o Maxixe. O Maxixe é um fruto como melão ou mesmo a abóbora ou até mesmo a melancia. Ele foi introduzido no Brasil, pelos escravos africanos na época do Brasil Colônia. Esse vegetal tem uma importância ímpar na culinária Nordestina. Ele tem fonte importante de vitaminas C, B e A, também tem cálcio, fósforo, ferro, sódio, zinco e magnésio.
   




       Eu amo esse vegetal, assim como todos os outros da cozinha Nordestina. Ele, assim como o quiabo que são os dois vegetais que eu gosto muito, quando eles estão no feijão verde. Acho eu, que fica uma combinação perfeita. Mas continuando com o Maxixe, ele pode ser preparado com um belo feijão refogado, com leite de coco ou em saladas.
   





      Prefiro ele só no feijão, ou como uma bela maxixada. Hummm... Ele pode ser cozido junto com peixes ou carnes, é mesmo riquíssimo em vitaminas. Para se fazer uma maxixada  temos que ter os ingredientes: Um quilo de carne seca, meio quilo de jerimum, meio quilo de batata, meio quilo de maxixe, sal a gosto, tomate, cebola, pimentão, cheiro verde e manteiga de nata.
   




       Agora é só preparar. Cortar a carne seca em quadradinhos, refoga na manteiga, a carne, o pimentão, tomate e o cheiro verde. Então é hora de deixar cozinhar um pouco, coloca-se o jerimum, o maxixe a batata, todos cortados em pedacinhos bem pequenos. Ah, o maxixe como todos sabem ,temos que limpá-lo tirando espinhos e tem que ser bem lavados.
   




      Como eu gosto de cozinhar e de produzir alguns pratos sertanejos, espero que gostem desse. Por isso que eu falo, a cozinha Nordestina é rica em sabores aromas e em temperos. Tem uma cozinha que é bem parecida com a cozinha Nordestina, é a cozinha Mineira, que também é riquíssima em sabores aromas e temperos. Realmente essas duas cozinhas é um manjar de sabor.

Nenhum comentário: