JUMENTO APICULTOR – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JUMENTO APICULTORBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JUMENTO APICULTOR A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JUMENTO APICULTORBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JUMENTO APICULTORBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

30 abril, 2015

JUMENTO APICULTOR

                          
                                                                       Fonte da imagem: mdig
                                                        


                             

                              
                                ANIMAL SAGRADO NA APICULTURA
  


     



        Em alguns artigos, gosto sempre de falar da imaginação fértil e da criatividade dos nossos irmãos sertanejos. É incrível como eles usam de sua criatividade para inventar e criar coisas que os beneficie. Tanto no trabalho, quanto no lazer. Isto é uma coisa tão sensacional, partindo do pressuposto de que estas pessoas são pessoas humildes e simples, mais que nunca deixam ser alienadas ou limitadas.
   




          Pelo contrário, se tratando de criatividades, são inovadores, são surpreendentes e são magníficos em todos os aspectos. Mesmo porque eles sempre estão nos surpreendendo com suas belas ideias. Isso é a capacidade do homem do campo e também os das cidades. Sendo assim, mesmo no sertão ou no Litoral do nordeste, sempre vai haver um homem inovador, que nos mostra o sentido da vida.
   





        As pessoas sempre podem inovar e fazer um mundo melhor para a espécie. Quem já conhece o “jumento Apicultor”, não vai se surpreender, mas quem ainda não conhece poderá se surpreender com a cena. Mas partindo do princípio de que o jumento pode ajudar nesta labuta, é que o agricultor e apicultor, conseguiu arranjar uma solução simples e barata para que o seu animal de estimação, pudesse ajuda-lo na labuta do dia a dia, transportando a produção de mel do seu apiário para a sua casa ou o seu barracão.
   





          Este sertanejo conseguiu fazer um vestuário ou seja, uma roupa adequada para o animal poder ajuda-lo no transporte das abelhas. Isto é de uma criatividade sem tamanho, mesmo porque o animal se adaptou com isto. Pois bem, isto é uma coisa simples, barata e de tal utilidade, que as vezes a gente fica a imaginar o grau de astúcia do sertanejo.
   





          Eu acho que todos nós artistas, temos um pouco de “curiosidade” e de atrevimento, quando a gente cria algo novo. Quem é o inventor dessa bela ideia é o senhor Manoel Juraci, um homem simples que mora no estado do Ceará. Este apicultor mora na cidade de itatira no Ceará, e que fica a uns 220 kM da capital cearense Fortaleza.
   





        Ele sempre leva o seu jumento quando vai extrair o mel, no distrito de Cachoeira em Itatira. O animal é chamado de boneco, e sempre ajuda ao seu dono, a transportar o mel. Diz ele que este animal é o único que faz este tipo de trabalho em todo Brasil. Infelizmente a seca está cada vez mais expulsando as abelhas do seu habitat natural, e acontecendo isto, fica cada vez mais difícil se ver cenas como está no sertão do Ceará e no sertão do Nordeste.


Um comentário:

Antonio Carlos Alves disse...

ELE AINDA CONTINUA FAZENDO SUCESSO. FOI O PRIMEIRO REPÓRTER DO BRASIL A CHEGAR A LOCALIDADE DE ALEGRE ONDE MORA SEU JURACI E O BONECO. AS PRIMEIRAS REPORTAGENS FORAM FEITAS POR MIM. HOJE ELE GANHOU ATÉ REGISTRO DO CENTEC