BARCO DE FOGO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BARCO DE FOGOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BARCO DE FOGO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BARCO DE FOGOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: BARCO DE FOGOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

28 maio, 2015

BARCO DE FOGO

                     :                                                                                       Fonte da imagem: jcruzsantos
        


                                                    
                                     COSTUMES E TRADIÇÕES 

                                 
     As festas juninas no Nordeste, realmente elas são tradição dessa região tão linda e maravilhosa do Brasil. Tem algumas cidades dessa região, que essas festas passam 30 dias seguidos de festança.

    Essa tradição, realmente faz parte da cultura nordestina. Do que seria um nordestino sem forró? Ou o que seria de nós se não tivéssemos essas comemorações no mês de junho? Pois bem, cada estado tem as suas comemorações mesmo tendo as quadrilhas juninas estilizadas e diferentes de estado para estado. 

   A cidade de Estância que fica a 68 Km de Aracajú a capital sergipana, tem a sua tradição que é o mais belo espetáculo pirotécnico do Brasil, eles preparam um barco impulsionado por foguetes fabricados à base de pólvora. Ele é acionado por meio de um fio metálico, com uma extensão de pelos menos 50 metros.

    No final, as pessoas travam uma batalha com busca-pés entre elas. Os festejos se tornam muito bonitos porque os fogos fazem uma pirotecnia entre os brincantes, enquanto a festa rola para delírio do público presente. Na preparação de toda essa pólvora produzida para essas festas juninas de Sergipe, falam os mais entendidos, que eles preparam pelo menos uns 5 mil quilos de pólvora para as festas juninas desta região. 

   Enquanto eles preparam isto, o ritual é a base de cantos e danças folclóricas que animam o ritual desta preparação da pólvora, e que tem vários tipos de licores e comidas regionais. Como se ver, o Nordeste é muito forte nas suas tradições culturais dos estados nordestinos. Varia muito de estado para estado as comemorações juninas. As festas juninas no interior do Nordeste, é para todos dessa região, o auge de uma celebração expressiva.



Nenhum comentário: