FOGÃO A LENHA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOGÃO A LENHABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOGÃO A LENHA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOGÃO A LENHABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOGÃO A LENHABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 maio, 2015

FOGÃO A LENHA

                                      Fonte da imagem: article

                                               CULTURA NORDESTINA
   
   O fogão a lenha, para o sertão nordestino é muito mais que um símbolo da cultura sertaneja, ele simplesmente é o meio mais simples e de custo baixo para que o sertanejo cozinhe a sua própria alimentação, nos mais longínquos torrões deste sertão de meu Deus. Essa atividade sempre foi comum no seio de qualquer família sertaneja.

    Geralmente longe dos grandes centros urbanos, os sertanejos procuram se virar como podem, e essa é uma das formas mais simples que eles encontram para fazerem tudo na cozinha da sua casa. Como esses fogões são movidos a lenha, eles saem a procura de madeira seca para produzirem lenha para seus fogões.

   Como nessas casas do sertão nordestino não existem exaustores, é claro que a fuligem e a fumaça se espalham por toda a residência, e tudo isso acontece na hora que o fogão está queimando a lenha para cozinhar os alimentos. Se isso prejudica ou não, eu só sei que isso fez e ainda faz parte da cultura nordestina.

   Se é para dar condições e dignidades a essas pessoas, dando-lhes fogões a gás, que assim aconteça, mas que em quanto essas pessoas esperam que isto aconteça, eles vão cozinhando em seus fogões de lenhas. Acontece que a história cultural do sertão do Nordeste, como é uma região muito castigada pelas secas e também é muito pobre, o sertanejo não tem nenhuma condição de ter esse privilégio de possuir fogões a gás.

   Então a gente ver a cultura sendo perpetuada através desses fogões à lenha. Os sertanejos para não morrerem de fome dentro da caatinga nordestina fazem dos seus fogões uma forma mesmo rustica de obterem seus alimentos cozidos. O resto é só balela. Falar que isso ou aquilo prejudica é fácil, quero ver é darem condições as pessoas como essas, que vivem em condições adversas, e que só tem esse meio de sobrevivência.

   Eu concordo que a fumaça é prejudicial e que a destruição do bioma também é muito prejudicial para o meio ambiente, mas em alguns casos, pessoas que usam os fogões a lenha, eles já usam porque não existem nenhuma condição de terem fogões a gás, imaginem comprarem o botijão. Bem, mais isso é uma solução que tem que ser resolvida pelos gestores e órgãos competentes. Enquanto isso não é resolvido com uma população carente do sertão nordestino, o fogão a lenha vai fazendo parte da cultura sertaneja.




Nenhum comentário: