SABORES INCONFUNDÍVEIS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SABORES INCONFUNDÍVEIS Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SABORES INCONFUNDÍVEIS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SABORES INCONFUNDÍVEIS Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SABORES INCONFUNDÍVEIS Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

09 maio, 2015

SABORES INCONFUNDÍVEIS

                                     Fonte da imagem: receitasmfp

                                           



                               SABORES DO NORDESTE

   





      Vamos falar de uma frutinha tipicamente brasileira, que antes mesmo do descobrimento do Brasil ela já existia no nosso território, e que dela se aproveita tudo. Esta fruta é produzida e beneficiada nos três maiores países produtores mundiais que são: China, Índia e o Brasil. Esta fruta é produzida em grande escala na região do nordeste do Brasil, que por sua vez é o maior produtor dentro do território nacional. 

   



      A região cearense é uma das que mais produz esta fruta. Do caju, é aproveitado tudo, como por exemplo, a castanha que é beneficiada e tem muitas vitaminas e proteínas, a polpa que se extrai o suco e por último a fibra da polpa que serve para se fazer pães, farinhas, doces, bolos, cajuína e mais mil e uma utilidades. 

   



      Da castanha fazemos suflê, biscoitos, bolos e por aí vai. Então dentre tantas utilidades que o caju apresenta, vamos falar de uma delícia tipicamente sertaneja que é o pão de caju. Para preparar esta delícia precisa-se de duas xícaras de água morna, dois ovos, duas colheres (sopa) de sopa de açúcar, cinquenta gramas de fermento fresco para pão, duas colheres de sal, três colheres (sopa) de óleo, umas 300 gramas de carne básica de caju e farinha de trigo. 

   



       Como preparar: Dissolva o fermento com o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e uma xícara (chá) de água morna. Cubra a vasilha e deixe descansar por uns vinte minutos. Depois do descanso, junte os ovos, o restante da água, o sal, o óleo e a carne básica de caju. Acrescente a farinha de trigo ao poucos. 

  



      Deixe crescer até dobrar o volume, Abaixe a massa com o auxílio de um rolo até forma uma massa homogênea. Enrole como rocambole e devida em três partes. Coloque-os em formas de bolo inglês, untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixando crescer por mais quinze minutos. Leve para assar em forno quente, pré-aquecido, por cerca de trinta minutos aproximadamente. 

Nenhum comentário: