A CAPITAL DA FÉ – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DA FÉ Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DA FÉ A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DA FÉ Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DA FÉ Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 junho, 2015

A CAPITAL DA FÉ

                                                                 Fonte da imagem: oestadoce

                                             


                              A CIDADE DOS ROMEIROS

   


     


      A cidade cearense de Juazeiro fica ao sul do estado cearense, ocupa uma área de 248 KM² e tem uma população de quase 300 mil habitantes. Esta cidade é conhecida pela sua movimentação religiosa e tem na figura do Padre Cícero Romão Batista um marco na construção da religiosidade, do seu povo e de toda região do cariri cearense. 

   





      Este sacerdote chegou à região cavalgando em jumento, a onde nesta época distante era apenas um arraial, só algumas casas de tijolos e uma pequena capela, isso em abril de 1872. Hoje Juazeiro é considerado um dos maiores centros religiosos popular da América Latina, pelo menos esta cidade recebe 1,5 milhão de fiéis por ano. Juazeiro fica quase na divisa com o Pernambuco, e está a 565 Km de Fortaleza, a capital cearense. 

   





      O nome de Juazeiro do Norte foi para diferenciar da outra cidade que se chama Juazeiro e que está situada no estado da Bahia.  Juazeiro do Norte tem pontos turístico tais como: A igreja Matriz Nossa Senhora das Dores,  a capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, o memorial do Padre Cícero, o museu vivo da cultura Nordestina, o Santo Sepulcro, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra E a própria Colina do Horto a onde está a estátua do Padre Cícero. Além de toda a religiosidade da cidade de Juazeiro, esta cidade respira artesanato. 

   





     Você vai ver isto no Centro de Cultura Popular Mestre Nonza, as pessoas podem acompanhar o oficio dos artesãos. Eles confeccionam e comercializam peças em madeiras. A cidade de Juazeiro também é um importante pólo agropecuário calçadista e de variados artigos folheados a ouro. A economia desse município proporciona a realizações de eventos de grande porte para esta região tais como: A Feira de Negócios do Cariri e a Feira de Tecnologia e Calçados do Cariri. Como a gente ver, não é a toa que esta linda cidade que respira prosperidade econômica e turística, é a segunda maior cidade do Ceara. 

   





      Juazeiro proporciona para os turistas que lá visitam, uma culinária bem peculiar e bem nordestina como o Baião de Dois com piqui, Queijo da Terra e Carne de Sol com Macaxeira. Os visitantes também podem prestigiar nesta cidade o Reisado, Bumba meu Boi, Mineiro Pau, Lapinha etc... Estas manifestações populares é uma tradição da cidade. Vindo ao Nordeste, procure conhecer Juazeiro do Norte.


Nenhum comentário: