COMIDAS TÍPICAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDAS TÍPICASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDAS TÍPICAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDAS TÍPICASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COMIDAS TÍPICASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 junho, 2015

COMIDAS TÍPICAS

                                                                       Fonte da imagem:biossaude

                                                      


                                 CARDÁPIO JUNINO




     As festas juninas chegaram, e com elas vêm os fogos de artifícios as comidas típicas da época, e tudo que está dentro do contexto junino. A culinária nordestina já é um manja, e quando acrescentado as comidas doces das festas juninas, é aí que a gente ver o quanto essa cozinha nordestina é saborosa e aromática. 

   No cardápio das festas juninas tem algumas comidas e bebidas que não podem faltar, pois elas já fazem parte da cultura nordestina.  A época da colheita do milho, no Nordeste, é na mesma época do São João. O milho é a principal matéria prima para algumas comidas, tanto na época junina quanto em todo o período do ano. 

   O nordestino tem em seu cardápio, o milho como uma fonte de sabor e de energia para a sua sobrevivência da sua alimentação diária. Por tanto no mês de junho, o cardápio todo é à base do milho tais como: o curau de milho a pamonha, canjica, cuscuz, bolo de milho, broa de fubá etc. Depois do carnaval, esta é a festa mais esperada pelos Nordestinos, pois ela atrai milhares de turistas para o Nordeste, além de mostrar que as festas juninas no Nordeste, são as mais tradicionais de todo Brasil. 

   Esta tradição faz parte das comemorações, e é isso que alegra o povo do nordeste brasileiro nessa época. Nessa festa, além das comidas chamarem atenção, tem outros itens da festa que fazem partem de todo um ritual cultural, como a fogueira, as bandeirinhas coloridas de papel enfeitando os arraiás, quadrilhas juninas com roupas coloridas e lindas coreografias, também têm muito forró, barraquinhas com todos os tipos de comidas e bebidas para oferecer para os participantes e para os visitantes. Estas festas em algumas cidades do interior do nordeste, elas são organizadas por populares e também por algumas prefeituras. 

   A queima de fogos de artifícios é um colosso que abrilhanta também o ambiente e à festa, deixando os céus mais colorido e mais alegre. A festa Junina ou o “São João, eu considero uma das mais importantes, ou a mais importante, primeiro porque em cada casa as pessoas se preparam, enfeitam as ruas montam quadrilhas juninas e fazem um arraiá em cada bairro. Segundo porque além das pessoas se reunirem para fazerem comidas típicas, elas participam mais diretamente com o público, fazendo com que a festa fique mais harmônica e mais familiar. 

   E terceiro, porque em cada casa dessas cidades nordestina, essa festa no mês de junho é comemorada de todos os jeitos e todos os meios. No mais longínquo torrão do Nordeste brasileiro, sempre existirá uma fogueira, uma quadrilha junina, muitas comidas típicas e bastante foguetório. Venha para o Nordeste conhecer o São João dessa região brasileira a onde as festas Juninas são comemoradas o mês inteiro.     







Nenhum comentário: