CARTÃO POSTAL DE PICOS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CARTÃO POSTAL DE PICOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CARTÃO POSTAL DE PICOS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CARTÃO POSTAL DE PICOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CARTÃO POSTAL DE PICOSBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

10 setembro, 2015

CARTÃO POSTAL DE PICOS

                                                                               Fonte da imagem: dp.15

                                               
                               ESTILO NEOGÓTICA

   Que no sertão nordestina tem igrejas belíssimas disso eu não tenho nenhuma dúvida, mesmo porque o povo sertanejo é muito católico e tais construções sempre eram erguidas nos séculos passados, uma dessas igrejas está situada na cidade de Picos no Piauí. Hoje como catedral Nossa Senhora dos Remédios. 

   Ela tem um estilo neogótica e que tem como destaque as suas duas belas torres campanário situadas uma a cada lado de sua fachada principal com seus 40 metros de altura. Com uma estrutura quadrada em forma de pirâmide pontiaguda ela se destaca por sua oponente beleza e que se torna um dos principais cartões postais dessa cidade. 

   Essa igreja é considerada uma das igrejas mais bonitas do Nordeste Brasileiro. Foi eleita uma das sete maravilha do estado piauiense. A sua construção aconteceu no século XlX, pelo Pe. Dr. José Antônio Maria Pereira Ibiapina, sendo feita em apenas noventa dias. Naquele mesmo ano a onde foi iniciado a construção da igreja, foram doados os sinos para as suas torres, e quem fez isso foi o Sr. Justiniano Antônio de Macêdo. 

   A construção da atual Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios foi iniciada pelo Padre José Ignácio de Jesus Madeira no dia 1º de outubro de 1948 e no dia 1º de janeiro de 1969 foi feito à benção solene. Ela é o principal ponto turístico da cidade e palco de muitos festejos da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Chegou a ser dedicada Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em 15 de agosto de 1976 pelo então Núncio Apostólico do Brasil, Dom Carmine Rocco.      
   
   Seus festejos vão de 05 de agosto a 15 de agosto. Resumindo o que essa igreja representa para essa cidade, a gente pode falar que ela é o centro da forte evangelização do povo de Deus, reunindo as famílias e os devotos católicos, e orientando todos para construir um mundo melhor sem hipocrisia, e dando um voto para todos que ali frequenta renovarem um voto em cristo. Essa catedral já comemora uma programação muito extensa, já são 165ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade e da Diocese de Picos.

Nenhum comentário: