O BELO COLORIDO DA CAATINGA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BELO COLORIDO DA CAATINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BELO COLORIDO DA CAATINGA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BELO COLORIDO DA CAATINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: O BELO COLORIDO DA CAATINGABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 outubro, 2015

O BELO COLORIDO DA CAATINGA

                                             
 
Fonte da imagem: rotadosertão
                               
                            


                               JARDIM A CÉU ABERTO

   



A região nordeste em suas matas, tanto na faixa de mata atlântica, como também no bioma único que temos no sertão que é a caatinga, vemos muitas árvores lindas quando estão floridas, em suas respectivas épocas. A flora brasileira é riquíssima, e a fauna também. 

   


    Vamos destacar aqui algumas dessas árvores lindas, algumas tipicamente nordestina como os ipês, jacarandás, jatobá, flamboyant e outras. Ipês deve ter uns dezoito tipos de espécies, o jacarandá deve ter umas treze espécies desse tipo de planta, então a gente ver que a nossa flora é realmente riquíssima. 

   


    A maior parte dessas espécies de plantas, elas são encontradas em todo o território nacional, mais algumas são consideradas típicas da região Nordeste do Brasil. Aqui eu destaco o colorido que essas árvores lindas do sertão nordestino, mostra pra gente, que são os ipês, roxo, rosa, branco, amarelo ou verde. 

   


    Ipê é uma palavra de origem tupi, e quer dizer árvore cascuda. Elas são árvores de pequeno e médio porte que atingem de oito a dez metros. São árvores ideais para a arborização urbana e paisagismo. Nos séculos XVll e XVlll eles foram muito usados em construções e de telhados de igrejas. 

   


   Até os dias de hoje, a sua madeira é muito valorizada. Essas árvores são da família das Bignoniáceas. Elas se destacam e fazem o colorido especial das florestas e do bioma nordestino junto com os flamboyants e jacarandás. Sem contar nas outras floradas. Sendo assim, vemos que o criador pintou esse nosso cenário com as cores mais especiais que ele achou para pintar essa obra divina.


Nenhum comentário: