AS CERCAS DO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CERCAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CERCAS DO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CERCAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AS CERCAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 outubro, 2015

AS CERCAS DO SERTÃO

                                                
                                                                                Fonte da imagem: panoramio
    

                 


                        ELAS FAZEM PARTE DAS PAISAGENS


  




   As cercas no sertão nordestino são feitas por pura necessidade de alguma coisa, mais uma dessas necessidade é para segurar a criação de animais como por exemplo o caprinos, bovinos e equinos. Do sertão ao litoral vemos cercas de todos os tipos e modelos, umas são para demarcação de terras outras para contenção de caprinos outras para separar animais e por aí vai. 

   


     Bem, vamos falar dessa cerca tradicional que faz parte da cultura do nordeste brasileiro, que é a cerca de varas e que são tiradas da própria mata que faz parte das fazendas. Elas geralmente são feitas para contenção de animais domésticos, como eu falei anteriormente, no caso de galinhas, patos, peru e outros. 

  


     Os caprinos são de difícil contenção porque eles procuram o acesso mais fácil para entrar em locais que já estão plantados. Parece que as áreas restringidas é a onde eles gostam mais de pastar. Os problemas com cercas têm gerado muita confusão com vizinhos de propriedades, pois ninguém quer ver animal de outro vizinho se alimentando em sua propriedade. Hoje tem muitas propriedade que estão sem áreas de reservas naturais, por isso fica difícil de extrair a matéria prima que é a vara de pereiro ou outra madeira. 

   


      Por lei, o agricultor tem que manter vinte por cento exigido da área de preservação permanente, e isso é o mínimo que eles devem fazer para contribuir com a natureza. Essas cercas lindas que a gente ver no sertão do nordeste brasileiro, é uma das marcas mais tradicional da cultura nordestina. 

   


      As primeiras cercas dentro do bioma regional, a caatinga, elas eram de pedras ou seja, ecologicamente corretas. Mas aí é outra história, o certo é que as cercas feitas de varas que separam as propriedades, elas fazem parte da cultura já há muito tempo, elas fazem parte realmente da paisagem sertaneja e separam os animais uns dos outros.


Nenhum comentário: