FIGURAS DE BARRO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FIGURAS DE BARROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FIGURAS DE BARRO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FIGURAS DE BARROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FIGURAS DE BARROBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

14 novembro, 2015

FIGURAS DE BARRO

                                                                                      
                                            Fonte da imagem: fotostrada

                       


                          ARTESANATO EM BARRO

      

      Uma prática muito comum no sertão como no agreste ou em qualquer outra parte do nordeste brasileiro, é a prática dos ceramistas, pessoas que trabalham com o barro. Isso é uma prática muito antiga e que veio influenciar a cultura nordestina, tanto pelos europeus como também pelos índios. Essa prática surgiu no período neolítico há 6.000 anos antes de Cristo. Poderíamos dizer que os índios nessa época já praticava esse tipo de artesanato aqui no Brasil. 


      

      As peças em cerâmicas feitas pelos ceramistas sempre existiu em feiras nordestinas, algumas figuras de animais, pessoas e outros. Elas eram feitas em barro e que sempre eram vendidas para família de baixa renda ou não, e que era os brinquedos de antigamente para as crianças. Esse tipo de artesanato é produzido e feito através e queimadas em fornos à lenha. A peças são produzidas com o barro encontrado próximo a riachos e rios de algumas dessas regiões. 


      

       Ele é um barro cinzento que fica perto de árvores dessas regiões, e que é uma matéria prima ideal para a prática do artesanato. Como tem as bonecas de pano, os carrinhos de madeiras, também tem esse tipo de artesanato feito com barro, próprio para se tornar brinquedos de crianças. Naquela época, a imaginação das crianças ia a mil, porque era uma época sem computadores e nem brinquedos eletrônicos ao alcance delas. 


      

        Essa geração tiveram o privilégio de poder brincar como criança. A ingenuidade dessas crianças naquela época com brinquedos de barro, era muito bonito de se ver, elas tinham a felicidade de serem realmente crianças e aproveitar esse período. Hoje já é muito diferente, temos a geração de crianças internautas, e que não sabem realmente o que é brincadeira de criança. Essa geração atual de meninos e meninas, na maior parte das vezes, não largam o computador e o celular, nem para fazerem as refeições diárias. 


      

        Algumas estão perdendo o sentido da brincadeira. É uma pena, porque elas poderiam realmente serem mais felizes. Pois é, o mundo muda, a tecnologia avança e alguns conceitos se perdem pelo esquecimento da modernidade. Acho que hoje essas lindas peças de barro ainda servem para alguma coisa, podendo ser usadas como peças de decoração, ou brinquedos de crianças pobres do sertão do nordeste brasileiro.


Nenhum comentário: