ESPAÇO CULTURAL – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESPAÇO CULTURALBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESPAÇO CULTURAL A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESPAÇO CULTURALBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ESPAÇO CULTURALBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

13 novembro, 2015

ESPAÇO CULTURAL


                                          Fonte da imagem: ecopassaporte


                                     

                           UM LUGAR PARA SE APRENDER


   

     O nordeste é muito surpreendente mesmo em se tratando de cultura popular, isso tanto fazer no litoral, no oeste, no agreste, ou mesmo no sertão. O nordeste e suas sub regiões nos faz ver que em todos esses lugares dessa região, temos uma cultura da melhor qualidade, e muito rica no aspecto cultural. Quem ainda não veio ao nordeste brasileiro e fala mal dessa região, é porque desconhece o potencial cultura e econômico dessa região. 


      
       Vamos falar aqui de um patrimônio cultural a céu aberto dentro da caatinga nordestina. Ele está localizado no distrito de Fazenda Nova. Com seus 60 hectares, preservando assim a fauna e a flora da região. Em um espaço da reserva a 2 Km do distrito fica 37 esculturas feitas em pedras de granito da própria região. O artista escultor foi o falecido Zezinho Cotó. Na flora podemos visualizar coroa de frade quipá, cactos e outras espécies. O Governo do Estado implantou o parque das Estruturas Monumentais, no sentido de preservar a cultura, seus costumes e tipos populares. As matas nativas e o relevo acidentado também fazem parte do município, isso também propicia ao mandacaru uma planta nativa dessa região. 


      
       Existem também mulungu, urtiga, arueira, pereiro, baraúna, jurema e outras. O Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, é uma verdadeira expressão da arte nordestina e brasileira. Esse Parque é a expressão do talento das mãos rudes, de gente humilde dessas sub regiões nordestinas. Nesse caso, a região do agreste pernambucano. O artista dessas esculturas, foi encontrar inspiração na feira de Caruaru, através de pequenas esculturas de mulheres rendeiras, do Padre Cícero, do Cangaceiro, do Sanfoneiro e outras. 


      
       Os turistas podem fazer uma incrível viagem por um mundo de sonhos, quando adentrarem o espaço cultural e ambiental a onde existe essas esculturas, assim sendo podem também contracenarem com monumentais esculturas de pedras de granito. Uma viagem cultural em plena caatinga nordestina. O passeio pelo Parque pode ser realizado tanto de carro como a pé. O Parque foi inaugurado em 02 de abril de 1981. Esse espaço é aberto ao público com entrada gratuita exceto no período de espetáculo da semana santa, a onde ocorre no mesmo período, a paixão de cristo, outro espetáculo. 


      
      O Parque fica a 180 Km do Recife a capital pernambucana, a capital da cultura nordestina, e a 50 Km da cidade de Caruaru, a capital do forró. Você segue pela BR 104 depois a PE 145 até chegar ao Parque de Esculturas Nilo Coelho. Sendo assim, você quando vir ao Nordeste brasileiro, você vai notar que temos uma identidade, temos uma história e temos uma rica cultura pra mostrar para você. 


      
      Essa região além de ter pessoas extrovertidas, tem pessoas acolhedoras que só faz com que você fique à vontade em terras Nordestinas, em terras brasileiras. Chegue mais, venha conhecer esse Nordeste, venha conhecer a sua música, sua culinária, sua dança, seu folclore, venha conhecer sua cultura e sua história.






Nenhum comentário: