MARECHAL DEODORO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MARECHAL DEODOROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MARECHAL DEODORO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MARECHAL DEODOROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MARECHAL DEODOROBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

13 novembro, 2015

MARECHAL DEODORO

                                                                                 
                                          Fonte da imagem: 4flimar                                       

                              

                                       FILHO DA TERRA

   



      Cidades incríveis do nordeste do Brasil, com o seu patrimônio histórico e cultural mostra para todos, que são cidades com uma história linda e uma cultura muito rica. Geralmente essas cidades são do século XVI, XVll, XVlll. Algumas tem uma arquitetura do estilo barroco e que dão valor cultural inestimável as ruas desses município. Marechal Deodoro é uma dessas cidades.


      

      Ela é do século XVl, e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ela está situada às margens da Lagoa Manguaba, foi construída em 1611 e apareceu como Vila Madalena, depois mudou de nome para Madalena de Sabaúna, Santa Maria, Madalena da Lagoa do Sul, depois para Alagoas do Sul, e mais tarde, Alagoas, servindo nessa época para sede do Governo da província, dos anos de 1823 a 1838. No dia 09 de dezembro de 1939, Alagoas teve seu nome mudado para Marechal Deodoro.


     

      Foi uma homenagem feita para o filho da terra, o Proclamador da República. Marechal Deodoro da Fonseca, e que foi o primeiro presidente da república. Essa cidade tem vários pontos turísticos, tais como: A praia do saco, Palácio provincial Marechal Deodoro, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja Santa Maria Madalena, Casa de Marechal Deodoro e outros.


      

      Também tem outro ponto muito bonito da cidade que é a praia do Francês, esse é um cartão postal da cidade, praia conhecida internacionalmente. A cidade fica no litoral sul de Maceió, nos convidando a dar um delicioso passeio para conhece-la. Um cartão postal de Alagoas, ela mostra entre outras coisas, sua cultura, sua arquitetura, a sua história e muito mais.


      

       Saindo de Maceió que é capital Alagoana para a cidade de Marechal Deodoro, são 37 KM de distância, você pode pegar a AL 101 e depois AL 215. O artesanato dessa cidade é maravilhoso, tem um tipo de renda pelo nome de filé, que tem a origem portuguesa, ela é confeccionada pelas rendeiras alagoanas, a onde a criatividade não tem limites.


      

       Os quitutes típicos da região é de dá água na boca, como o Bolo de Mandioca, broa de coco, suspiro, cocadas e outros. Se você estiver na região de Alagoas, procure conhecer a cidade histórica de Marechal Deodoro. Procure um guia autorizado para lhe mostrar a cidade.


Nenhum comentário: