A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICOA ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

14 dezembro, 2015

A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro , PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO , Igrejas do Nordeste ,

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO



                                                                                       
                                       


                                 LUGAR DE ORAÇÕES


     

     Uma capelinha com ares de filmes dos anos 20, encravada bem próximo ao mar de Pirangi do sul, e que pertence ao município de Nísia Floresta RN. 


      Essa capela tem uma beleza rústica que chama atenção tanto dos turistas quanto dos nativos, pela sua beleza arquitetônica e simplicidade do lugar. 


      As pessoas que visitam esse local, ficam com ar de felicidade ao encontrar um lugar tão simples, e um patrimônio arquitetônico do começo do século passado escondido. 


      Esse lugar tem uma pequena capela que acolhe os religiosos do local de Pirangi do Sul. Na verdade Pirangi do sul começou a erguer as primeiras residências ao redor da capelinha. 


      Quem começou a erguer as primeiras casas, foram os pescadores do local. Essa capela foi erguida em um terreno doado por Manoel Joaquim Freire, Rita Maria de Macedo e Ignez Emiliano Freire, isso no século XIX. 


      Ela foi erguida em louvor de Nossa Senhora da Soledade. A sua construção começou a ser erguida a partir de 1920. Os festejos em comemoração da padroeira de Pirangi do Sul vão do dia 15 a 23 de novembro. O conselho da capela sempre se reúne todos os sábados. 


      Entre missas, terços, novenas, e outros festejos católicos, a doutrina da igreja vai arrebatando mais fieis para o seu rebanho e conservando os que lá estão. Essa capelinha é um marco histórico na cultura dos moradores desse lugar e da própria história dessa comunidade.


      Entre casas de veraneio e a paisagem linda da praia, ela se destaca pela sua beleza natural que a sua arquitetura mostra para todos nós. 


      Com um cruzeiro bem na frente da capela e uma espécie de pracinha, com bancos de madeiras, esse lugar traz mais beleza para a conjuntura da história desse patrimônio arquitetônico e cultural desse lugar. 


      Eu particularmente fiquei impressionado com toda essa maravilha que eu vi em Pirangi do Sul. Aproveitei para degustar um prato regional a base de mariscos do mar e verduras acompanhado com um feijão verde e farofa. 


      E aproveitei para apreciar essa capela e esse lugar que nos faz muito bem. Aconselho a todos a conhecerem esse local do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: