CACHA PREGO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CACHA PREGOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CACHA PREGO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CACHA PREGOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CACHA PREGOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

09 janeiro, 2016

CACHA PREGO


                                 
                                                                                                                          Fonte da imagem: commons




                                                                                                 

                                 VILA DE PESCADORES



   
      Vamos hoje conhecer a onde fica “Cacha Prego”. Pois é, esse linguajar é muito comum no nordeste Brasileiro, isso porque o sertanejo, o nordestino de uma forma em geral, gosta de acrescentar um dialeto Nordestinês. 


    Por exemplo: Tu tá amostrada né, votez, tu arenga bastante viu, e por aí vai. Então caixa prego, é apenas um nome carinhoso dando aquilo que fica bastante longe. Isso é mais ou menos um desvio linguístico. Você sabia que caixa prego existe e fica na Bahia, isso mesmo, precisamente na ilha de itaparíca


     Essa ilha tem quase 240 quilômetros quadrados. Esse lugar é um dos mais lindos da Bahia. Ela é a maior ilha da baía de todos os santos. Ainda continua sendo um dos pontos mais visitados pelos turistas, porque ela tanto é belíssima quanto a sua logística é muito rápida. 


     Saindo de Salvador a capital baiana, de catamarã são apenas 20 minutos. Essa ilha se divide em duas partes, a primeira leva o nome de Itaparica. Com suas igrejas, fontes e fortalezas. Já o município de Vera Cruz é a onde fica as praias, e barreiras de corais. Pois bem, “Cacha Prego" não é nada mais nada menos que uma belíssima vila de pescadores e que tem a praia com o mesmo nome. 


      Ela fica no município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica. A praia está localizada do outro lado da ilha de Itaparica em relação a capital, Salvador. Cacha Prego tem 3 ruas principais, uma que é próximo ao mangue, outra central e a outra beirando o mar da Bahia de todos os santos. 


      A Rua do porto sempre é movimentado por embarcações que ancoram no pequeno cais. Também próximo a ela, fica localizada uma praça pelo nome de pau mole. É um conjunto de mesas e cadeiras de madeira e cimento que serve para os moradores jogar um carteado e colocar o papo em dia. 


    Como essa é uma praia que está localizada em uma enseada, o mar sempre é bem calmo. Os barcos sempre saem com turistas para leva-los a região conhecida como pantanal baiano. Todos elogiam o passeio, dizem que é um dos melhores de Itaparica, eles passam por fontes de águas, passam por mangues e ainda tem uma paradinha na ilha de Matarandiba. 


       Essa praia é uma das mais isoladas da ilha de Itaparica. Seu acesso é feito pela rodovia BA – 001, passando por Tairu, Arituba e Berlinque. Para chegar a praia de Cacha Prego, você vai ter que percorrer pelo menos uns 20 KM de estrada, mas o visual é compensador. Sendo assim, você estando em Salvador, procure conhecer a praia de “cacha prego” na ilha de Itaparica.










Nenhum comentário: