DELÍCIA SERTANEJA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DELÍCIA SERTANEJABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DELÍCIA SERTANEJA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DELÍCIA SERTANEJABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DELÍCIA SERTANEJABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

09 janeiro, 2016

DELÍCIA SERTANEJA

Fonte da imagem: ranchonordestino
Fonte da imagem: ranchonordestino




UM MANJAR


    
    A maravilhosa cozinha nordestina é destaque em qualquer parte do mundo, resta saber o que não encontramos nela.  A gente ver um pouco de tudo. 


     De cabeça de bode ao chouriço doce, passando por buchada de bode a tripa assada, do mocotó ao sarrabulho, do picado a Maria Isabel, da carne de bode com macaxeira ao mocotó de boi e por aí vai, de tudo você encontra, tanto faz está em restaurantes regionais, como em uma feira livre. 


       Você sempre vai encontrar muitas outras guloseimas e degusta-las, é só querer. Mas, hoje eu vou falar do bolo de tapioca, um bolo bem conhecido na região nordestina. 


       Na verdade a nossa culinária como toda nossa cultura, receberam uma influência enorme entre índios, europeus e africanos e alguns historiadores falam que nas primeiras décadas depois do descobrimento viajantes europeus e de outras nacionalidades já registravam a existência dos beijus feitos de goma pelos índios. 


     Dessa forma, podemos observar que a influência só enriqueceu a nossa cultura, pois fomos adaptando gostos e costumes até conseguirmos apresentar uma culinária genuinamente regional e brasileira, e que não fica atrás de nenhuma culinária internacional.



    O bolo de tapioca é uma dessas maravilhas. Os ingredientes são: 2 litros de leite fervente, 400 ml de leite de coco, 600 g de coco ralado sem açúcar, 1kg de açúcar, 1kg de tapioca granulada (goma granulada), 1 colher de (sopa) de sal, coco ralado para colocar por cima, 2 litros de leite fervente. 


       Modo de preparo: Pegue uma tigela, então coloque 1 kg de tapioca granulada, 1kg de açúcar, 600 g de coco ralado sem açúcar, 1 colher (sopa) de sal, 2 litros de leite fervente e 400 ml de leite de coco. Misture até os ingredientes se incorporarem. 


        Adicione mais 2 litros de leite fervente e misture bem até ficar no ponto, bem homogêneo. Depois transfira a massa para um recipiente plástico, coloque bastante coco ralado por cima, e leve para gelar por 4 horas. Depois é só retirá-lo da geladeira, e está pronto.



     Hoje, com uma diversidade de comidas, diga-se de passagem, a gente ver e sente que cada prato é melhor do que o outro. A cozinha nordestina vem cada vez mais surpreendendo com a sua criatividade, a todos pelo modo de preparo e pelos ingredientes usados. 


      O mundo gourmet nordestino, é antes de mais nada, para quem o faz, um prazer e uma paixão por aquilo que ele está realizando na cozinha e para quem se prontifica a degustar esses manjares é, sobretudo, uma enorme satisfação.





Nenhum comentário: