LINGUIÇA DO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINGUIÇA DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINGUIÇA DO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINGUIÇA DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINGUIÇA DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 janeiro, 2016

LINGUIÇA DO SERTÃO





Fonte da imagem: stefaneli




PRODUTO SERTANEJO
       

     Um produto sertanejo que sempre está presente nos restaurantes regionais aqui no nordeste, é a linguiça. Eu vou falar dessa iguaria que é bem peculiar e que é feita de carne de sol. Sabemos que existem de vários sabores e isso é um manja para todos aqueles que gostam de degusta-la. Esse produto sertanejo é muito procurado pelos que gostam de uma gastronomia exótica e saborosa. Uma boa forma de resolver o problema dos sabores, é fazendo sua própria linguiça em casa, já que a maior parte delas são feitas artesanalmente. 


        Temos uma oferta muito pequena, comparando com Argentina, Portugal, Espanha e Itália, sendo assim, uma boa opção é você produzir a sua própria linguiça. Para você fabricar uma boa linguiça artesanal, irá precisar de 1 moedor de carne, 1 funil (para colocar a carne dentro da tripa). 


       Modo de preparo: 1 kg e 500 de carne de sol, 1 kg e 600g de carne de porco, 500g de toucinho de porco sem pele, 2 copos de água gelada, 4 dentes de alho, 2 colheres (sopa) de sal, 5 pimentas bodinhas sem sementes, 1 pimenta dedo de moça sem sementes, 1 colher de café de glutamato monossódico, 1 colher de café de glutamanto monossódico, 1 colher de tempero pronto. 1 março de salsa picada. 


      Modo de preparo: Passe as carnes pelo moedor, Adicione 2 copos de água gelada. Faça uma pasta com o alho, sal, pimentas, glutamato e tempero pronto. Misture as pastas à carne e a masse tudo para ficar bem homogêneo. Adicione 1 março de salsa picada e misture bem, novamente. Deixe essa carne descansar na geladeira por 5 horas. 


        Depois prepare bem a tripa: Lave com água corrente por dentro e por fora. Deixe de molho por 30 minutos com água e vinagre ou água e limão. Enchendo as linguiças: Dê um nó simples na extremidade da tripa, faça um furo com palito de dentes para sair o ar, Vá colocando a carne moída dentro da tripa, Deixe a linguiça inteira, ou amarre em gomos. Como não há conservantes nessa iguaria, o ideal é congelar para conservá-la. 


       Muitas pessoas do sertão, gostam e vivem desse oficio, fabricar linguiça artesanal nas próprias casas. Isso gera emprego e renda para famílias de baixa renda. Então vemos que essa tradição é muito comum no sertão e em todo o nordeste brasileiro. Isso é trabalhoso, mas o resultado final é interessante e compensador. 


        A produção da linguiça artesanal sertaneja é absolvida pelas feiras livres, mercadinhos e outros. Esse produto sertanejo também é escoado para o sudeste do Brasil através de parentes dos nordestinos que moram lá, e por alguma importadora de produto sertanejo nordestino. Esse é um produto que não é encontrado  em todo comércio não. Só é encontrado em casa de produtos do sertão.
                                                                                                                                                                 


















Nenhum comentário: