PRAIA DE ZUMBI – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PRAIA DE ZUMBIBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PRAIA DE ZUMBI A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PRAIA DE ZUMBIBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PRAIA DE ZUMBIBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 janeiro, 2016

PRAIA DE ZUMBI






PAISAGEM PARADISÍACA

      

     O litoral potiguar é um colosso, praias lindíssimas com seus coqueirais, suas dunas branquinhas, um mar azul turquesa e morno, sem falar nas paisagens paradisíacas. Não é à atoa que as praias do Rio Grande do Norte, estão entre as mais belas do Brasil. Todos os anos principalmente no verão, elas são invadidas por turistas de todas as partes do mundo, sem falar nos turistas brasileiros. As praias desse estado, são consideradas praias que chamam atenção de quem as visita. 


    Com águas cristalinas propícia para banhos, elas mostram as suas belezas para todos que as conhecem. Desde as praias urbanas passando pelas praias da grande natal e se estendendo pelas outras que ficam no interior do estado, elas sempre dão um jeito dos que lá vão, ficarem com uma impressão de que estão no caribe. Falando de praias do interior do estado, vamos falar de uma linda praia que fica no litoral norte. 


     Vamos falar da praia de Zumbi. Essa é uma praia que fica a 68 Km da cidade do Natal (RN), Na verdade Zumbi pertence a Rio do Fogo, A vila é muito tranquila, tem poucos comércios, e na orla podemos contar poucos bares. Essa praia fica entre a Barra do Rio Punaú, ao sul, e a praia de Rio do Fogo, ao norte, a sede do município a qual ela pertence. A praia de zumbi tem muitos coqueirais, um uma vista panorâmica sem igual. 


     Você pode se deliciar depois de um passeio pelas areias branquinhas da praia, vendo um visual lindo, pode dá aqueles mergulhos nas águas calmas e mornas de Zumbi, depois saborear aquele cardápio regional que eles costumam fazer, como: peixe frito, galinha cabidela, caldo de peixe e muito mais. Esse nome “zumbi”, tem origem africana, e significa fantasma que só sai à noite. Mas o nome da praia foi colocado de “zumbi”, porque existia um sítio na região no século XVlll, isso são os nativos que falam. 


     Mesmo sendo ainda uma típica vila de pescadores, a praia recebeu nos últimos anos alguns empreendimentos imobiliários. Mesmo assim, ainda é um lugar pacato e bem sossegado, bom para quem quer passar férias e fugir do corre e corre das grandes cidades. Esse é um lugar para quem quer sossego, quem está afim de relaxar alguns dias. Alguns nativos falam que no início dos anos 70, em razão desse local ter o nome de “zumbi”, e os nativos saberem qual era o significado do nome “zumbi”, eles fizeram uma espécie de manifestação para trocar o nome do local pelo nome de praia de São Sebastião, mas isso não foi possível porque o apoio popular não surtiu efeito. 


      Eles queriam o nome do santo, porque homenagearia o Santo Padroeiro do Local. Mas nos dias de hoje, eu acho que os nativos já se habituaram com o nome do local. O importante nisso tudo, é que essa é uma das praias mais lindas do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. Para chegar a esse local paradisíaco é só atravessar a ponte de Igapó, sobre o rio Potengi, na cidade de Natal, em direção à zona norte, seguindo pela RN 107 até chegar a BR 101 norte. 


      São pelo menos uns 70 Km até chegar no município de Rio do Fogo. Entrando a direita na estrada de barro. São apenas 6 KM até chegar a praia. Estando na capital potiguar, Natal, venha conhecer a praia de “zumbi”, você ficará extremamente satisfeito com a receptividade do local, vai se encantar com o visual deslumbrante da praia, e vai aproveitar para experimentar a culinária do local a base de peixes.




Nenhum comentário: