ZUMBI DOS PALMARES. – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ZUMBI DOS PALMARES.Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ZUMBI DOS PALMARES. A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ZUMBI DOS PALMARES.Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ZUMBI DOS PALMARES.Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

03 dezembro, 2013

ZUMBI DOS PALMARES.

Fonte da imagem: ebc





SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA 

        




      Zumbi dos Palmares, um homem que lutou muito no nordeste do Brasil para que os negros dessa região fossem livres da escravidão imposta pela coroa real portuguesa e pela aristocracia de Portugal e do Brasil.


        




       A sua história começou em 1655 com o seu nascimento em Alagoas, foi capturado por soldados que lhe entregaram a um padre pelo nome de Antônio Melo, foi batizado, e depois com o nome de Francisco ele morou com esse padre até os seus 15 anos, fugindo assim para o Quilombo dos Palmares, a onde era respeitado e reconhecido pelas suas habilidades de capoeira.


       




      Zumbi com apenas 20 anos já era um estrategista na luta contra os soldados do Sargento Manuel Lopes. Em 1678 o Líder dos Palmares, Ganga Zumba é chamado para negociar com o Governador da província de Pernambuco(Pedro Almeida).


        




      O governador só queria libertar os negros do Quilombo, fato esse que não agradou ZUMBI DOS PALMARES e outros, Com essa decisão de não aceitar esse tipo de negociação, Zumbi se torna o novo líder de Palmares.


         




      Em 1680 já com 25 anos, e líder do Quilombo, ele comandou a resistência contra as tropas do governo. Na época em que Zumbi comandou o Quilombo, a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses.


         



            Ele tinha grandes habilidades no seu planejamento e muita organização, além de muita coragem e conhecimentos militares.Com muitas dificuldades de derrotar os Quilombolas, o governo contrata o bandeirante Domingos Jorge Velho, que organiza no ano de 1694, um ataque ao Quilombo dos Palmares. Acontecendo assim, uma feroz batalha entre os Quilombolas e os Soldados portugueses, conseguindo assim, ferir Zumbi, que logo fugiu.  Ele foi traído por amigos que lhe entregaram as tropas do bandeirante. Zumbi foi degolado aos 40 anos de idade no dia 20 de novembro de 1695. Ele é considerado o Símbolo da resistência e luta contra a escravidão.






Um comentário:

egroj jazz disse...

Bom blog e interessante.
Muito obrigado pelo convite.
;)